Profundidade ou Superficialidade?


Cada vez mais me convenço de que o maior problema de todos os tempos (e não me refiro apenas ao mundo cristão), é a Superficialidade, ou se quisermos dizer de outra forma, a falta de profundidade.

Superficialidade nos relacionamentos entre as pessoas, superficialidade no relacionamento com Deus.

Cada vez mais não gastamos tempo em estar, simplesmente estar. Estar com os outros, estar com o nosso Pai.

Estamos a "chapinhar" em águas paradas, onde apenas molhamos os nossos tornozelos, quando nós fomos feitos para mergulhar nas profundezas. Não nos podemos contentar com isso.

A partir do momento em que provamos nem que seja um bocadinho da profundidade com os outros e com Deus, já não nos satisfazemos com menos.

Não te contentes com uma torrada. Tu foste feito para te deliciares com os maiores manjares, tendo ao teu lado os que amas e principalmente o teu PAI.

12 comentários:

Nuno Barreto disse...

Muitas vezes as pessoas ficam pela superficialidade porque é uma zona "confortável". Os relacionamentos, quando se tornam íntimos, obrigam a uma sinceridade e intimidade que as pessoas nem sempre querem...

Anónimo disse...

Quando temos um Deus que coloca dentro dos seus filhos “fontes que jorram” (João 4:14), não nos podemos contentar apenas com “charcos para chapinhar”.

Jorge Oliveira disse...

"Torradas" e sem manteiga... lol
Concordo que existe muita superficialidade e pouca profundidade.

Anónimo disse...

Concordo contigo Paulita. É verdade que a superficialidade permeia a nossa sociedade, e a igreja tem absorvido isso. Mas acredito que isso advem da mentalidade individualista que se vive nos dias de hoje. O conceito de comunidade há muito que foi esquecido. Por isso os relacionamentos, a forma de pensar e reflectir sobre as mais diversas questões são superficiais. Os relacionamentos são assim porque: - "Tu não tens nada a ver com a minha vida", e para quê pensar sobre qualquer coisa se a papinha já está digerida por outra pessoa, que até sabe mais do que eu.
Não me resta mais nada do que ser um assistente da vida.

Paula disse...

Realmente a profundidade não é confortável para quem não se quer mostrar, ou para quem está habituado à superficialidade.
Passa-se é ao lado da essência do cristianismo. Jesus "transpirava" profundidade nos relacionamentos, quer com os outros, quer com o Pai. Ele e o Pai eram um.
Paulo disse "Nós temos a mente de cristo". Teremos??

Vilma disse...

Gostei muito deste post, porque me identifico com isso. Sou uma pessoa que gosta de se relacionar, de se dar, entregar, mas a verdade, é que é cada vez mais dificil estabelecer relacionamentos profundos... verdadeiro, sincero, sem nos machucar, ofender e incondicional, só com Deus mesmo. Mas até mesmo desse fugimos...

Anónimo disse...

Ontem o meu devocional foi sobre Marcos 8:27-30, uma passagem que tem estado no meu coração.
Nesta passagem Jesus pergunta aos discípulos quem as pessoas acham que Ele é, respondendo eles que uns acham que Ele é João Baptista, outros Elias e outros algum dos profetas. Jesus repete a pergunta, mas desta vez direccionada aos discípulos, perguntado-lhes quem achavam eles que Ele era, e Pedro responde que Ele é Cristo.

A mesma pergunta se dirige a mim, e a ti: Quem é Jesus para mim/ti?
É Salvador...para mim sim.
É Senhor...será sempre?
É poderoso...creio nesse poder? e até que ponto?
Amigo...passo assim tanto tempo com Ele?
(...)

A verdade é que grande das descreções de Jesus que tenho encontrado ao estudar o evangelho de Marcoa não fazem parte do que Ele é para mim, do que conheço pessoalmente dELe...mas isso é culpa minha.Ele pode ser muito mais se eu tiver interessado num relacionamento cada vez mais PROFUNDO.

Deus, ajuda-me a crer mais, a Te conhecer, a chegar mais perto de Ti, chegar à tua essência, tocar-te, conhecer os teus pormenores, ouvir o Teu coração, ouvir o Teu respirar, sentir o Teu cheiro, saber o que pensas, crer nas tuas ilimitadas capacidades, nas tuas promessas para mim, para assim viver uma vida de obedeiência à Tua vontade, de vitória em Ti, de realização plena em Ti, de verdadeira paz...
Perdoa-me por não te procurar como devia, transforma-me, leva-me a Ti, para bem perto, ensina-me tudo o que é preciso para isso, ensina-me a humilhar-me mais, a adorar, a Te buscar, a estar Contigo, a ouvir-Te, a ver-Te, quer mergulhar cada vez mais nas tuas PROFUNDEZAS, "pois intimidade é o que queres de mim".


Quando acabei de escrever esta oração no meu caderno onde faço os devocionais, fui ajoelhar-me ao lado da cama e orar, fazendo novamente essa oração, e foi maravilhoso como Deus se manifestou...Senti a presença real dEle, como se tivesse ali, no meu quarto, atrás de mim, ao meu lado, como se tivesse lá outra pessoa, e o sentimento que tive foi de temor, e paz, e alegria...
Pois é, Deus manifesta-se, quer se manifestar, é só buscar de coração e puff, já está.
Por isso Deus, quero mergulhar mais e mais em Ti, eis-me aqui!AMO-TE DEUS!

PDivulg disse...

Eu penso que muitas vezes ficamos pela superficialidade por causa da "falta de tempo" que vivemos (ou dizemos viver...)

MARVI disse...

Olá.
vim agradecer a sua visita ao meu sítio.
Gostei muito do que li por cá. Parece-me que no seu "jardim fechado" se encontra a abertura ao essencial...

:)

Anónimo disse...

A todos
a profundidade é a fundamentação na rocha; Hoje o muito do q se prega é a superficialidade que chamo de cultura evangélica. Alimentos sólidos?? palavra profunda? dificil... por exemplo: sobre o perdão, ensinam q o filho de Deus deve perdoar. Te fez mal, perdoa. Como Deus exigiria isso, sem haver um reconhecimento, um resolver (arrepender) da ofensa. Deus que é Deus nao perdoa, se nao houver um reconhecimento, arrependimento. Nao somos maiores que Deus. Engraçado que na B´bilia existe uma passagem muito forte de como devemos perdoar...pergunto:- Porque nao é pregada e praticada?Por isso tem muitos frustados, corações endurecidos, panelas, divisões etc ..Tenho 140 estudos que mostram com falta profundidade na pregaçao do evangelho...Pregam um Deus grande e muitos vivem um Deus pequeno..

Anónimo disse...

oi amiga!
seu blog é muito bonito, e mensagem tbm,que Deus lhe abençoe sempre!
desejo a vc e a toda a sua familia,muita paz,saúde,alegria
e que todos seus sonhos se realizem, ou pelo menos uma
boa parte deles! Ficarei muito feliz em receber sua
visita,ok!
um ótimo final de semana,e um beijo em seu coração!!!
abraçossssss!!!!!

Anónimo disse...

Aprendi muito