Contrastes

"Tu, meu Deus, és o lugar onde me abrigo. Porque me pões de lado? Porque hei-de eu precisar de viver assim triste com a opressão dos meus inimigos?
Envia-me a Tua luz e a Tua verdade, para que me guiem, e me levem à Tua santa habitação, ao Teu santo monte.
Então aí chegar-me-ei até ao altar de Deus, do Deus que é a minha enorme alegria. Eu Te louvarei com a minha harpa, meu Deus!
Porque estás abatida, ó minha alma? Porque estás perturbada? Confia em Deus! Pois que ainda o louvarei. Ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus!"
Salmo 43

Os Salmos, verdadeiros poemas, dos quais se perderam as notas musicais... Bem que eu gostaria de conhecer a melodia deste e de muitos outros Salmos...

Se fosse nos nossos dias, concerteza não poderíamos cantar este salmo em congregação... Não podíamos porque é muito pessimista, e crente que é crente nunca vive momentos em que se pergunta "Porque me pões de lado?" ou "Porque estás abatida, ó minha alma?"

Este Salmo não foi escrito por David, mas em muitos outros que foram, podemos encontrar palavras como "Dói-me o coração, e terrores mortais caíram sobre mim" Sl 55:4

David era um homem segundo o coração de Deus... Não era alguém que não conhecia Deus e por isso por vezes se sentia assim... Não! Ele tinha um coração parecido com o de Deus, e mesmo assim vivia momentos em que se sentia assim...

Que conclusão tirar? O mesmo homem que escreveu estas palavras foi o mesmo que cantava e dançava alegremente, celebrando o facto de pertencer a Deus. Podemos dizer que nalguns momentos foi devido ao seu pecado. Certíssimo. Mas noutros não foi. E nesses que não foi, qual o motivo de ele se sentir assim?

Eu sei que o Senhor pode todas as coisas, porque tenho experimentado isso na minha vida, e não apenas porque leio. Eu já tenho experimentado bastantes coisas com o Senhor, já me tenho alegrado muito na Sua presença, tenho-O conhecido mais, mais intimamente, e isso tem mudado a minha vida, o meu ser, porém....

Porém tenho vivido momentos diferentes desses nos últimos tempos da minha vida... momentos difíceis... e o sentimento que tenho é literalmente o de David, o de lembrar a minha alegria: "Eu lembro-me quando ia festivamente com a multidão, em cortejo, à casa de Deus, cantando com alegria e louvando o Senhor! Porque estás abatida, minha alma?" Sl 42:4,5

Muitos poderão não compreender e dizer, usando da lógica humana: Então, mas se sabes que Deus é a tua alegria, se sabes que Ele te ama, porque estás assim? Porque sentes isso? Porque estás assim? Porquê? Porquê? Não fiques assim...

Porquê? Não sei. Não tenho respostas... Só sei que não sou a única a sentir-me assim... Muitos homens e mulheres de Deus se sentiram assim... E David foi um deles... Resta-me continuar a buscar o Senhor, a buscar a Sua face, a buscar o Seu colo, a buscar n'Ele o descanso para a minha alma, para os meus sentimentos... E Ele fará com que a Paula torne a ir festivamente com a multidão, vivendo novamente a fé, a confiança, a intimidade, a ousadia, o amor.

6 comentários:

Anónimo disse...

Relembro-te a caminhada que estás a fazer com o Senhor!
Não me ocorre nada mais do que dizer: Como o Senhor te ama...!
Beijos doces!

Paula disse...

Mana, obrigada pelas tuas palavras mais uma vez... Um beijinho pra ti!

Marlene Maravilha disse...

Paula querida,
Jesus mesmo nos disse que "no mundo teríamos aflições, mas tendes bom ânimo, Eu venci o mundo". E assim é a nossa vida. Feita destes momentos as vezes lindos, as vezes aflitos, mas nem porisso sem a alegria de tE-lO pertinho de nós a nos cuidar, bastando a cada dia o seu mal. Não te sintas anormal, somos todos iguais.
Um grande beijo.
Sinto tua falta no meu blog!

Anónimo disse...

Olá Paula,
Li este salmo e suas palavras e o que posso dizer é que tbém sinto muitas vezes assim com a alma abatida, mas como lembro de um hino da harpa cristã que ilistra este salmo dizendo: "...porque te abates ó minha alma, e te comoves perdendo a calma, não tenhas medo, em Deus espera, porque bem cedo Jesus virá!" Ele virá bem cedo, pela manhã pois o choro pode durar toda a noite a a alegria virá pela manhã, diz o salmista. Sua paz sempre estará presente todos os dias.
Um grande abraço, e que Deus te abençoe sempre!
Teu irmão e amigo,
Marcelo Barros

Paula disse...

Marlene, obrigada pelas tuas palavras. Sim, estes momentos tb fazem parte da caminhada cristã! Levam-nos até mais longe, depois de cada um deles.
Irmão Marcelo, obrigada tb pelas tuas palavras. Esse hino que referes é muito bonito. As alturas de choro tb fazem parte da caminhada cristã, mas é como dizes, ele pode durar, mas logo de seguida vem a alegria, a paz, o regozijo!
Que Deus nos abençoe grandemente e que sejamos luzes d'Ele!

Nuno disse...

Olá Paula. Tenho apreciado muitos os teus posts. Excelente!
Relativamente à melodias dos Salmos, podes sempre pedir a um judeu que tas ensine. Quando estive na Sinagoga de Lisboa cantámos vários Salmos. É excelente!
Abraço

Arquivo