Palavras geradas pelo Espírito

"Vocês, queridos irmãos, construam a vossa vida espiritual sobre o alicerce da vossa fé santa, orando conforme o Espírito Santo vos dirigir." Judas 20

O alicerce da nossa vida espiritual, aquilo que vai evitar que a nossa construção caia, aquilo que é o grande pilar, é a nossa fé santa. Uma fé santa..... o que será isso?

Se analisarmos bem a frase, a ideia de orarmos conforme o Espírito Santo nos dirigir é a maneira pela qual construiremos a nossa vida espiritual sobre o alicerce da nossa fé santa.

Sendo assim, o que é orarmos sob inspiração do Espírito Santo, segundo a Sua direcção?

Para mim é quando nós estamos orando e estamos, pouco a pouco, a nos aproximarmos do Senhor. Por vezes começamos a falar com Ele de uma forma mais distante, o nosso coração não está preparado ainda para entrar na Sua presença santa. Nesta fase, muitos de nós podem desistir... ou seja, fazemos aquelas orações um pouco superficiais e pronto. Ficamos por aí.

Mas, se após este momento, nós continuarmos na presença do Senhor, Ele irá continuar a revelar-se a nós. Mesmo que não tenhamos palavras, continuemos na Sua presença, ainda que em silêncio... silêncio para nós, porque para Ele não é silêncio... ELe está a ouvir e ver tantas coisas enquanto nós só ouvimos silêncio: Ele está a ler os nossos pensamentos, está a sentir as nossas emoções, está a ver o nosso corpo... enfim... para Deus não há nesse momento silêncio algum...

Muitas vezes, após momentos desses, o Espírito do Senhor começa a encher-nos, começa a manifestar-se em nós, na nossa mente, no nosso coração, no nosso corpo também... Deus começa a nos encher e aí, as nossas palavras começam a surgir... essas são palavras dirigidas pelo Espírito Santo que em nós habita... Quando oramos de acordo com o Espírito, não somos nós a falar, não são as nossas palavras ocas, vazias, vãs.... Começamos a falar as palavras do Senhor.

Um determinado autor disse que a verdadeira oração é a oração em que nós perdemos a consciência das nossas próprias palavras, da nossa própria voz, do nosso próprio eu, porque estamos tão envoltos em Deus, no Seu Espírito, que as outras coisas deixam de se revelar tanto...

Não estou a dizer que orar segundo o Espírito Santo é só desta forma. Eu creio que não é. Não tem de ser sempre assim. Apenas estou a compartilhar o que já vivi nalguns momentos, nos quais eu sei que fui dirigida pelo Espírito.

Já oraste segundo o Espírito Santo? Estás a construir a tua vida espiritual sobre o alicerce da tua fé santa?

3 comentários:

Geraldo Rodrigues disse...

É muito bom colocarmos a nossa vida nas mãos do Espírito Santo, e sermos cheios d'Ele, para que as nossas palavras alegrem o coração de Deus, e Deus nos possa abençoar!

Vilma disse...

Percebo tão bem as tuas palavras, Paula...

Edson Camargo disse...

Aprender a ser guiado pelo Espírito ao orar é fundamental. Acredito que este seja o primeiro passo para aprendermos a profetizar, um dom maior que o de falar em línguas, de acordo com o apóstolo Paulo.

Mais um belo post amiga. Percebo que andas bem inspirada. Fico feliz por você!

Arquivo