Bíblia reloaded

Quando leio o livro de Actos, deparo-me com situações que tento logo imaginar quais as reacções de algumas pessoas se elas acontecessem hoje:

"Ele tinha quatro filhas solteiras que tinham o dom da profecia." At 21:9

"Mulheres com o dom da profecia?", diriam, "isso deve estar enganado..."

Sim, porque o dom da profecia faz parte dos dons que cessaram. Se calhar só faziam falta para edificar a igreja naquela altura. Hoje nem por isso... Vivemos tempos melhores... a Igreja está mais edificada, já não precisa de todos os dons para ser edificada... (ai ai)

Ainda por cima mulheres... mulheres.... mulheres.... bem, é melhor nem sequer me adiantar...

Está também escrito que:

"Descemos em terra, procuramos os crentes do lugar, e ficamos com eles uma semana. Estes discípulos avisaram a Paulo - o Espírito Santo profetizava por meio deles - que não seguisse para Jerusalém." At 21:4

Humm... o Espírito profetiza através das pessoas? Então Deus não fala só através da Bíblia? Melhor, Deus fala connosco? Sim, mas é só indirectamente... através das circunstâncias e da Bíblia... mais do que isso não pode ser, é invenção humana... (ai ai novamente...)

Pelos vistos, a Bíblia precisa de uma actualização... e poder-se-ia chamar BÍBLIA RELOADED. Se fosse actualizada de 2000 em 2000 anos daqui a algum tempo teremos uma triologia... e as personagens, com certeza, iam-se tornando cada vez mais aborrecidas e previsíveis...

Quem crê na Bíblia deve crer em tudo, certo?

25 comentários:

fernando lucas disse...

eu não li nem antigo nem o novo testamento da religião católica, mas sei que muitos foram quem escreveram o mesmo tema por essas altura, e que só alguns foram aceites pela "igreja" alguns séculos mais tarde e outros não foram aceites.
não escrevam um novo "upgrade", vão buscar outro dos antigos...
porque não tem que mudar o que foi escrito na antiguidade, as pessoas que lêem nos dias de hoje é que tem que perceber como era a antiguidade e como se "via" as coisas nessa altura.
aprender a viver com as coisas, e não tentar muda-las para nosso proveito.

Caio Kaiel disse...

Verdade... A Bíblia é antiquada demais, fala de umas coisas que as pessoas não usam mais, coisas fora de moda... como Amor, Fraternidade, Sacrifício, Fidelidade, COnfiança, Fé, entre outros.
Deus sabe...Ele é o mesmo ontem, hoje e será o mesmo eternamente (pois Ele é a resposta).
Obrigado!

Paula disse...

Olá manual de Deus. Bem vindo novamente. Só um esclarecimento: eu n sou católica nem religiosa. ;)

Quando disse q devíamos escrever uma actualização estava a brincar. Disse isso pq há pessoas que acreditam na Bíblia mas dps há partes dela que eles dizem q n são bem assim. E eu não acho isso bem. Se acreditamos, acreditamos.

Foi nesse sentido.

entre-aspas disse...

Profecia sim! Mas confirmada pela Palavra. Caso contrário tempos é "profetada"!

Anónimo disse...

Estou de acordo com "entre-aspas"... e diria mais confirmada tb através da oração, aliás um dos textos que citaste (Act. 21:4) é deveras interessante dado que Paulo apesar dos avisos continuou até Jerusalem dado que entendeu esta profecia de forma bem diferente daqueles que a enunciaram

Anónimo disse...

ups... voltando ao tema: gostei da ironia! e infelizmente para alguns n é ironia: O primeiro passo para o afastamento de Deus é o desacreditar na Biblia como palavra de Deus imutável e actual

fernando lucas disse...

não és católica nem religiosa????
ai agora é que apanhei uma surpresa...
alguém tirou o tapete debaixo dos meus pés... e eu não vi nada?
olha que eu não sabia, juro!

Anónimo disse...

Suponho que também se pode crer na Biblia e não crer verdadeiramente em mais nada. E não conhecer a diferença entre o espírito e a letra.

Paula disse...

Entre aspas, claro que a profecia não pode contradizer a Palavra, caso contrário é como tu dizes, é uma "profetada"... hihihi gostei do termo.

Sim, Ego, Paulo mesmo assim foi para Jerusalém.

Manual de Deus, mais uma vez me deste graça. SIm, eu não sou católica nem religiosa. Sou seguidora de Cristo, que é diferente, MUITO diferente. A religiosidade nada acrescenta ao homem, o relacionamento íntimo com Deus é que sim. E esse relacionamento só é possível àquele que aceita Jesus Cristo como seu Salvador, o único meio de chegar até Deus.

Isto é bem diferente do que seguir regras, preceitos, rituais ou tradições. Isto é VIDA, a religiosidade MATA.

Woland, tens toda a razão. Só crer na Bíblia e depois não viver pelo Espírito mata. Porque a letra mata enquanto que o Espírito vivifica. E quando o Espírito age, a palavra parece que fica viva. Age nos nossos corações.

Ver para crer disse...

Profecia, religião, etc..
Católicos e protestantes têm conceitos diferentes destas coisas e de muitas outras. É como se falassem uma língua diferente!...
Para um católico dizer alguém que não tem religião é entendido como se fosse ateu; profeta, todas as mães e pais (e não só) o devem ser ao menos para os seus filhos, pois têm obrigação de lhes falar de Deus e de os corrigir, denunciando o que eles fazem de mal. Para um protestante, eu ao ler o teu actual post pelo menos penso que o conceito de profeta não é o que me ensinaram e vejo em várias partes da Bíblia. Disso são exemplos todos os livros dos Profetas e a missão de João Baptista.
Era pois interessante que alguém com bagagem bíblica e cultural deitasse mãos à obra de construir um blogue onde só se exprimissem os conceitos que cada um tem sobre certas realidades da Fé.
Quem aceita o desafio?!
Esse pode contar desde já com o meu contributo para intervir.

PDivulg disse...

Gostei dessa bíblia reload! MAs atenção não é a bíblia que desvaloriza as mulheres, são os homens!! As mulheres sempre tiveram, na bíblia o papel que no seu tempo desempenhavam... Aliás a primeira a ver Jesus resuscitado foi uma mulher! Os homens hoje e nomeadamente na Igreja Católica é que andam numa onda machista, mas isso passa-lhe um dia...

Paula disse...

Olá ver para crer, é engraçado o que dizes pq é verdade, parece q falamos linguagens diferentes. Pq temos conceitos diferentes nas nossas cabeças. Mas olha, o nosso conceito, seja ele qual fôr, deve estar enraizado na Bíblia e só na Bíblia. E a Bíblia em mtas coisas é clara.
Já agora, por curiosidade, qual o teu conceito de profecia?

PDivulg disse...

Profecia?... bem do Lat. prophetia predizer o futuro? Está escrito que ninguem sabe do futuro :"Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã.
Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.
E, as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai." é essa a profecia a que te referes?

Ver para crer disse...

O meu conceito?
Segundo o que aprendi, Profeta é aquele que transmite aos outros a Palavra de Deus. Eu pego na Bíblia e dou-a a conhecer aos outros? Então estou a ser Profeta, seja homem ou mulher. Claro que a tenho de transmitir com todas as suas exigências e por isso tenho de denunciar injustiças e outras maldades, se for necessário.
O conceito popular de que fala o Pdivulg é já uma deturpação do conceito primitivo da palavra Profeta, que vem do grego PROPHETÊS = o que fala em nome de alguém, no caso bíblico, Deus. Profeta é pois originalmente o intérprete de Deus.
Gostava de saber quem está em desacordo com este conceito e então qual o seu (dele)!

PDivulg disse...

Rendo-me perante tais conhecimentos...

Português desiludido disse...

BOM FDS
Pedro

Paula disse...

Olá!
Não estou em desacordo com esse conceito. Vou aqui colocar o conceito em que creio e vou colocar um conceito que não é meu mas que considero mto bom.

O dom de profecia é a capacitação divina para revelar, fazer brilhar e proclamar a verdade de forma apropriada e relevante para o entendimento, correcção, arrependimento ou edificação, podendo haver implicações imediatas ou futuras.

Considero que nem todos são profetas e se calhar aí estamos em desacordo, pq Paulo falou do dom da profecia, que tal como ele mesmo explica, não é para todos. Nem todos temos os mesmos dons.

Já agora deixo aqui mais uma explicação sobre a profecia e/ou os profetas com a qual eu concordo.

A palavra profecia (oráculo): em Pv 30.1 segundo algumas versões, representa a palavra hebraica massa, que propriamente significa “oráculo”; e o nome profeta, em Is 30.10, representa a palavra hebraica chozeh, que propriamente significa “vidente”, e refere-se àqueles que vêem visões. Mas sempre, em qualquer outro lugar no A.T., a “profe­cia” é a tradução de nebu’a; e “profeta” a de nabi. Não é certa a significação original da raiz (NB). A raiz (NB) significa ferver em cachão, e nabi, portanto, supõe-se querer dizer aquele que ferve com a inspiração ou com a mensagem divina. Todavia, é mais provável que nabi esteja em conexão com uma raiz assíria ou árabe, que significa proferir, anunciar uma mensagem. Neste caso o nabi é considerado o orador, a quem foi confiada uma missão. Isto está em conformidade como que se lê em Ëx 7.1: “Então disse o Senhor a Moisés: Vê que te constituí como deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.” Por isso é provável que o nome “profeta”, como é empregado na Bíblia, signifique aquele que fala como acreditado mensageiro do Altíssimo Deus. Deve-se observar que no termo, de que se trata, não há coisa alguma que implique previsão de acontecimentos. Pode um profeta predizer, ou não, o futuro segundo a mensagem que Deus lhe der. Deste modo a palavra grega prophetes, que se acha na versão dos Setenta, e no N.T., significa aquele que “expõe, fala sobre certo assunto”. Os substantivos abstratos nebu’a e propheteie (“profecia”) têm uma significação correspondente.

Marlene Maravilha disse...

Paula,
Gosto muito de vir visitar teu blog e deparar com todas estas interrogações que acabas fazendo acontecer entre as pessoas! é deveras interessante! E te parabenizo porque respondes muito bem.
É isso aí minha irmã, a Bíblia não tem meio termos. É tudo ou nada!
Fiquemos com o "Tudo", é o bastante pra nós.
Crer. "Se creres verás a glória de Deus."
beijos

Anónimo disse...

Leitura em I Coríntios.
"Porque todos podereis profetizar", uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. 14:31
E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. 14:32
Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. 14:33
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 14:34
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 14:35
Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? 14:36
Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. 14:37
Mas, se alguém ignora isto, que ignore. 14:38
Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. 14:39
Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. 14:40
Todos podem profetizar, isso é interessante não é?
E sobre a mulher ficar calada? Polémico, mas está na Bíblia. Paulo falava só para aquela igreja, então dizemos que houve uma actualização hoje da Bíblia? Uuuuuuu!
Para reflecção.

Anónimo disse...

Não são todos ouvidos, ou nariz... Não podemos ser todos profetas e não ter outros dons, mas sim podemos todos ser profetas e termos outros dons diversificados! O que acham está isto certo? Assim que entendo segundo a carta de Paulo aos Coríntios.
Temos de procurar os melhores dons, e ele diz que o melhor é porfetizar, então todos nós poderemos ser profetas, homens ou mulheres ao levar a palavra de Deus a outros, a expormos a leitura da Bíblia e falarmos do que experimentamos e cremos.
O profeta no velho testamento tinha sim a revelaçao de Deus pois o Esp.Santo não habitava no mundo mas se manifestava quando queria e a quem queria para revelar o poder de Deus.
Depois de Cristo vir ao mundo, este tipo de profeta não é necessário pois Ele (Jesus) já revelou e cumpriu todas as coisas. Não precisamos de quem "revele" a palavra de Deus, pois ela já foi revelada.
Não confundam revelação com explicação e transmissão, isto é perigoso.
É o que penso e entendo, pode não ser o que pensam e acreditam, por isso somos diferentes e completos.

Paula disse...

Olá visitante anónimo. Bem vindo.

É claro que nem todos pensam da mesma forma, somos diferentes e complexos, logo respeito opiniões diferentes da minha. E quando Deus me mostra que eu estou errada ou n estou a ver bem as coisas, eu mudo. Normalmente n gosto de entrar em discussões do género, mas vou então dizer umas coisinhas relativas ao que escreveste:

Achas que a profecia é para todos, todos podem profetizar. Respeito, mas n concordo. Se os dons n são iguais para todos, pq haveria de ser o da profecia?

I Co 14:29,30,31 - "Dois ou três podem profetizar, um de cada vez, se tiverem esse dom, enquanto todos os outros escutam. COntudo, se enquanto alguém está profetizando, outro receber uma mensagem ou uma ideia do Senhor, então cale-se o primeiro e fique em silêncio. Desta maneira podem falar todos quantos têm o dom da profecia, um depois do outro, e todos aprenderão e serão incentivados e ajudados."

Para mim, é mto claro neste texto que só deve profetizar quem tem o dom. É o que Paulo diz, e faz referência à profecia enquanto mensagem ou ideia que vem de Deus.

Há uma coisa que eu não consigo compreender: dizes tu que o tipo de profeta no velho testamento já n faz falta. Se assim fosse, pq haveria o dom de profecia, depois de Cristo enviar o Espírito Santo? Onde está escrito isso, que esse tipo de profeta já não faz falta? Onde está escrito tb que os dons de cura, milagres, línguas, etc, já n fazem assim tanta falta como faziam nos tempos dos apóstolos? São coisas que para mim não são fundamentadas na Bíblia, são ideias humanas, mas respeito-as, só não concordo com elas.

No que diz respeito às mulheres e ao seu papel na Igreja, não vou discutir, só digo uma coisa: se é assim, se interpretam assim, então se queremos ser íntegros, deve-se interpretar à letra o versículo. As mulheres não devem então falar na Igreja, nada, não devem ensinar, sejam crianças ou adultos (para mim a importância é igual), não devem compartilhar nada, não devem orar, ou seja, se se interpreta mesmo assim, sejam coerentes. Não "proibam" as mulheres de colocar os seus dons em prática mas depois escolhem-nas para fazer outros trabalhos. É hipocrisia.

Paula disse...

Esqueci-me de dizer uma coisa:
Dizes que o dom da profecia é o melhor. Eu não concordo. Paulo diz que o dom da profecia é melhor, num determinado contexto.

No capítulo 14 de I Co, ele fala sobre o dom da profecia e o dom das línguas. E é nesse contexto que ele diz que o dom da profecia é melhor que o das línguas, se estas não forem interpretadas, uma vez que ninguém percebe, só a pessoa é que é edificada.

Logo, é neste contexto que Paulo afirma isso, logo é forçar um bocadinho estar a dizer que a profecia é o dom mais importante, comparando com todos.

Anónimo disse...

Olá Paula,
Eu dei uma expreitadela e vi que este assusnto esta fazendo um furor tremendo.
Algumas coisas concordo contigo e outras com o anonimo.
Aproveito e se ajudar indico ao anonimo ir ao site abfaro.com.sapo.pt e na rúbrica mensagens, ver o título "Dons" alguma coisa podes tirar (concordando ou não) mas é uma idéia que eu compartilhei do meu entendimento.
Abraços e bjinhos para a Paula.

Paula disse...

Olá Marcelo.
Obrigada pela tua visita!
Beijinhos

Anónimo disse...

Excellent, love it! free porn blowjob trailers small tits honda accura abs troubleshooting Rate little boobs http://www.plastic-flower-pot.info/florida-infiniti-bonita-springs-dealership.html Smallest tiny boobs How to reupholster chairs and sofa Jeep cherokee blogs Xxx pee bukkake soccer A digital printing press Wife erotic fucking stories xanax &apos xanax a 1995 subaru legacy wagon2b Abuse sign vicodin Junk email spam blocker Fotos de 8th street latinas little boobs

Arquivo