Paulo

Tenho estado a ler a vida de Paulo, o apóstolo, ainda não sei muito bem porquê, mas começo a perceber....

Não dá para explicar a quantidade de coisas que me deixa abismada com este homem.... mas uma delas tem estado na minha mente constantemente:

Paulo, como todos sabemos, foi um missionário, logo andou por diversos lugares. Nalguns só de passagem, noutros ficou durante alguns anos. Mas uma coisa foi sempre comum em todos os lugares por onde ele andou: ele INCOMODAVA!

Incomodava muito, ao ponto de em muitos lugares os doutores da lei, os que tinham o curso, os que sabiam tudo, os espirituais, os que conheciam a luz e a verdade terem de armar ciladas para ele se calar. O objectivo deles era mesmo matar Paulo, diz a Bíblia.

Umas vezes Paulo conseguia fugir, graças à ajuda dos crentes, noutros ele era mesmo apanhado, chegando uma vez a ser apedrejado de tal forma que o seu corpo parecia estar morto...

Muito haveria por dizer, mas uma coisa é certa: toda a pessoa a quem Deus dá um ministério específico, que desafia o que é "normal", o que é "aceitável", o que é "comum", que não está dentro dos padrões, essa pessoa vai ser perseguida! Vai, vai mesmo. O seu trabalho terá os mesmos efeitos que o de Paulo (grandes conversões, edificação dos crentes, curas, etc.), mas haverão sempre muitos doutores da lei, entendidos na Bíblia que irão criticar e acusar e perseguir.

"Quem és tu para fazer as coisas dessa forma? Não pode ser..."

"Isso não entra nos meus padrões..."

Entraria Paulo nos padrões que temos hoje em dia? Não sei, mas uma coisa eu sei: Ele iria fazer o seu trabalho à mesma, porque compreendia claramente o seu chamado, o seu ministério e o Deus que tinha.

6 comentários:

nsu disse...

Os padrões que deviamos seguir são os de Cristo, tal como Paulo. Mas até mesmo nós (os crentes) nos encaixamos mais nos padrões da sociedade do que nos de Cristo e apontamos o dedo aos "Paulos" que fogem dos padrões que a sociedade estabeleceu.

Acho que hoje Paulo, tal como na altura, sentiria os dedos a apontar para ele. Se calhar até os nossos... porque fanatismos... isso não...

Como somos ridículos!

Vilma disse...

Não tenho dúvidas de que Deus escolheu Paulo exactamente porque Paulo tinha a força, a persistência para fazer a obra de Deus...todo o potencial dele foi revertido a favor do Reino de Deus. E é assim que Deus continua a operar, levantando homens e mulheres, cada qual com o seu próprio chamado para ser usado de forma tremenda para o avanço do Seu Reino!

akombi disse...

olá

apesar de nem sempre comentar gosto bastante de ler o que escreves.
obrigada por estares desse lado.

um beijinho grande

Paula disse...

Isabel, és sempre muito bem vinda. Fico contente por saber que me visitas, não fazia ideia!
Beijinho!

Anónimo disse...

Todos nós podemos ser semelhantes a Paulo. O problema é que temos que abdicar da nossa própria vida para viver a de CRISTO e isto custa muito para todos.
beijos.

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Dialup+sbc Car wax rust

Arquivo