Será o mesmo?


A Palavra diz que todo o que é Filho de Deus, é selado com o Espírito Santo.

Será que sermos selados com o Espírito Santo é o mesmo que sermos baptizados com o Espírito Santo?

Pergunta de vida ou morte...

A palavra “selar” é sinónimo de “fechar”, “lacrar”, “reservar”. O selo marca uma pessoa ou um objecto como propriedade indiscutível daquele cuja estampilha trazem.

Uma pessoa selada com o Espírito Santo é alguém que está marcada como propriedade daquele que a selou: Jesus. É propriedade dele, reservada, fechada, de mais ninguém, de mais nenhum proprietário.

Selar é marcar, reservar, fechar.

E baptizar?

Baptismo tem origem na palavra grega baptizem, que significa "mergulhar", "imergir", entre outras coisas, sempre com a mesma ideia.

João Batista disse:

“Depois de mim virá alguém com mais autoridade do que eu, e nem sequer mereço a honra de me curvar diante dele para lhe desatar as correias das sandálias.
Eu baptizo-vos com água, mas ele há-de baptizar-vos com o Espírito.”
Marcos 1:7,8

Hummm...

Baptizar com o Espírito é mergulhar alguém, imergir alguém, não na água mas no Espírito. É envolver totalmente alguém com o Espírito, de forma a que todo o seu ser fica com essa marca, tal como quando alguém mergulha na água: fica totalmente envolto de água.

Todo o Filho de Deus é selado com o Espírito Santo, marcado como Sua propriedade exclusiva, a partir do momento em que aceita o Filho como Senhor, como única maneira de chegar a Deus.

Mas será que todo o filho de Deus é baptizado com o Espírito Santo?

Eu tinha uma opinião formada que foi totalmente desfeita a partir do momento em que comecei a buscar respostas em Deus.

Basta pedirmos ao Pai que nos esclareça e Ele esclarece, seja sobre que assunto fôr.

Se há coisa que tenho aprendido nos últimos tempos da minha vida é que Deus ensina pessoalmente o caminho aos que O buscam.

“O Senhor é amigo daqueles que Lhe obedecem e dá-lhes a conhecer a sua aliança.” Salmo 25:14

O Senhor dá a conhecer a sua aliança, os seus mistérios.

É promessa e eu tenho vivido isso.

Espírito Santo… pede-Lhe que te esclareça. Vai além do que os outros dizem, vai além da tua própria lógica humana, vai além dos teus preconceitos, das tuas ideias pré-concebidas e pede que Ele te ensine! Confia apenas no Senhor como teu mestre, como teu conselheiro, como teu professor.

Ele é amigo e os amigos dizem as verdades. Ele dá a conhecer a sua aliança.

Busca e vais ser surpreendido como eu fui…

Ah, e terás a resposta à pergunta, vinda directamente d’Ele.

E vais ver que ter a resposta não é apenas uma mera questão teórica e/ou teológica (eu não a traria aqui se fosse, porque se há coisa que eu não gosto mesmo é de teoria e rótulos....)...

A resposta vai mudar a tua vida, tal como mudou e tem mudado a minha.

3 comentários:

Anónimo disse...

Em minha opnião, selar e batizar possuem a mesma aplicação. Quando a pessoa aceita de coração o senhorio de Jesus ela é batizada (selada) com o Espírito Santo, cumprindo Joel 2. Deve-se fazer diferença entre batismo do Espírito Santo e dom de línguas, são duas ações distintas (1 Coríntios 12). Abraços... :)

Caio Kaiel disse...

Olá...

Enquanto lia seu texto, eu imaginava o que seria ser mergulhado (como no batismo nas águas) no fogo do Espírito Santo... e percebi um ponto que torna o selar e o batizar apenas uma ação - quanto você se queima, fica marcado para sempre. Quanto maior o "dano" da queimadura, maior a marca, ou seja, maior o sêlo.

Quem foi batizado no Espírito sabe o que é ser marcado por ELE... por jamais seremos os mesmo depois de tal experiência.

Quanto ao falar em línguas... é uma manifestação deste batismo I Co 12 fala bem sobre o assunto.

DTA

Anónimo disse...

A palavra selar e baptizar, é lógico que têm significados diferentes, mas concordo com o Paulo Camargo que diz possuírem a mesma aplicação. Todos nós que cremos em Jesus como seu Senhor e Salvador é baptizado pelo E.Santo.
Encontramos isso em Actos, I Coríntios. Paulo fala sobre isso, dizendo que J.Baptista baptizava com água, e era para o arrependimento, mas quando Cristo viesse iria baptizar com o E.Santo, já não para o arrependimento mas para aquele que crêr, não de mente ou conhecimento mas com fé e actitude. Ele baptiza no E.Santo selando a pessoa como filho de Deus, como possídor de nossa vida.
Abraços...