Conservar ou extinguir o Espírito?

“Por esse motivo, quero lembrar-te que conserves sempre bem vivo o dom de Deus, que recebeste pela imposição das minhas mãos." II Tm 1:6


Paulo exorta Timóteo para que este conserve SEMPRE bem vivo algo que ele recebeu de Deus. Eu penso que Paulo estava a referir-se ao Espírito Santo, que Timóteo recebeu quando Paulo lhe impôs as mãos, uma vez que muitas vezes na Bíblia o Espírito é referido como “o dom de Deus”. Outros poderão achar que Paulo se estava a referir mesmo a algum dom espiritual de Timóteo.

Ficarei por aquilo que eu senti quando li: Paulo estava a referir-se ao Espírito Santo.

O que interessa é o facto de que aquilo que recebemos de Deus deve ser conservado por nós BEM VIVO, seja o próprio Espírito Santo ou sejam os dons espirituais que recebemos desse mesmo Espírito.

As coisas não são automáticas nem permanentes, é algo que tenho aprendido.

Não é por acaso que está escrito:

“Não impeçam a acção do Espírito” ou “Não extingais o Espírito” I Ts 5:19

O Espírito pode ter-nos sido dado, sem dúvida que foi, mas se não o mantivermos BEM VIVO, podemos impedir a sua acção, podemos extingui-lo, como diz uma das versões…

Arrisco a dizer que o Espírito pode ficar quase como morto se não dermos lugar à sua acção… Ele continua em nós, mas nós não ouvimos a Sua voz. Não que Ele não fale, mas os nossos ouvidos é que estão fechados. Não sentimos o Seu agir, espiritualmente parece que estamos mortos… não há nada de novo… há apenas duas coisas: RELIGIÃO e INSATISFAÇÃO.

O Espírito, sendo o Espírito de Deus, tem a mesma natureza deste. E uma das coisas que caracteriza a natureza de Deus é o facto de Ele não forçar o Seu agir na nossa vida. O Espírito é igual.

O Espírito não força a sua acção. Se impedirmos, Ele não agirá… daí Paulo ter dito: Não impeçam a acção do Espírito.

O Espírito tem intensos ciúmes, diz a Palavra. Ele quer ser o dono do nosso coração, do nosso corpo, da nossa mente. Todo o nosso ser é um Santuário, onde Deus, através do Seu Espírito, habita na sua plenitude. Temos em nós o lugar Santo dos Santos.

Todo o Filho é um Templo. Não um templo vazio nem um templo sujo. Muito menos um templo com paredes partidas. Um Templo perfeito. Foi para isto que Jesus foi à Cruz! Não para vivermos uma vida em PAZ, com os nossos afazeres diários, vivendo um bocadinho mais alegres do que as pessoas… isso chama-se MEDIOCRIDADE.


Meu querido irmão, minha querida irmã:

Tal como Timóteo, somos exortados a conservarmos BEM VIVO o Espírito de Deus que já está em nós.

TU és um Templo onde Deus pode habitar na sua plenitude. Já pensaste bem no que isso é? Mas tu precisas deixar, dar espaço, dar lugar, permitir, pedir isso, buscar, enquanto te esvazias das coisas que enchem o teu ser e que impedem a acção do Espírito. Vais ver que Deus derramará então, abundantemente, o Seu Espírito em ti!

Sabes, o Espírito em ti pode ser tão real como a coisa mais material que conheças, a qual podes tocar com as tuas mãos. Se deres espaço, se quiseres conservar vivo o Espírito em ti, vais ver que poderás até senti-lo no teu corpo, tal como sentes uma brisa quando estás ao vento, tal como sentes o calor do sol, tal como sentes alguém tocar-te. É tão real…

Enquanto não conheceres o Espírito Santo, não viverás a plenitude da vida que Cristo conquistou para ti.

Tu foste criado de novo para seres um Templo onde a Glória de Deus se manifesta. Mas tu é que decides o que fazer com o teu templo.

E tens duas opções:

- Podes não ligar a isso e achar que tudo isto é exagero. “Alguma vez o Espírito se extingue em mim? Que exagero! Ele está cá… Ele age, eu não preciso de fazer nada…” – podes tu dizer. Pois eu digo-te uma coisa: não estás a dar lugar ao Espírito! O teu templo está a ser utilizado com outro fim, como uma outra coisa qualquer, mas é tudo menos um Templo. Sabes, estás a menosprezar a pessoa que te permite viver a NOVA ALIANÇA…

ou

- Podes olhar para ti e desejar muito que o teu ser seja um Templo do Deus vivo. Podes ainda não conseguir aperceber-te muito bem da voz do Espírito, podes ainda não conseguir discernir a Sua voz, mas tu desejas isso… podes não saber muito bem como buscar isso, mas desejas, pedes isso.
Tu humilhas-te, tu ajoelhas-te diante do Pai e buscas isso. Pois eu digo-te: Meu querido irmão, minha querida irmã, TU ÉS UM TEMPLO DIGNO DA PRESENÇA DO ESPÍRITO! Tu sim vais ser lugar de manifestação do Espírito! Sim, tu não achas um exagero… porque é o próprio Deus que quer habitar na sua plenitude em ti. E tu, sim, serás como JESUS!

E se não sabes como começar, experimenta a neste preciso momento deixar tudo o que estás a fazer e ajoelha-te diante do Pai. Fala com Ele… ou simplesmente fica em silêncio, deixando que o Seu olhar te sonde, examine e revele a VERDADE. Deus está mesmo aí, ao teu lado, em ti. Se buscares, Ele responderá!

Conserva vivo o Espírito!

Ou

Extingue o Espírito……

5 comentários:

Vilma disse...

Tens razão... o Espirito pode ser extinguido sem, sem dúvida! Ele age na dimensão do espaço que nós permitimos e damos lugar... quanto mais na plenitude nós deixarmos o Espirito ocupar o nosso ser tanto mais ele se manifesta e nós temos a percepção da su apresença em nós.
Excelente Paula!
Edificante! :)

Ana disse...

A segunda opção é exactamente aquilo que nos últimos dias tenho pedido ao Pai :) cada palavrinha que disseste vai de encontro a tudo aquilo que sinto q estou a viver e q tb já disse a Deus :) Obrigada Paulinha *

Davide Vidal disse...

Amen!!!
Já andava para dizer isto: Gosto mto da expressão: "Estarei sempre agarradinha à tua cruz, independentemente do que me rodeia!"

Anónimo disse...

Maninha, tu podes pensar que tou a exagerar mas tudo o que escreveste veio directamente do coração do Pai para mim.
Obrigado por te permitires ser um veiculo tão tremendo das mensagens do Nosso Senhor.
Que Deus te abençoe cada vez e por sua vez, nos abençoe tambem atraves das tuas mensagens poderosas e ungidas.
Dua tua sister:Tanocas

Tinoca Laroca disse...

O Espirito Santos é como uma Chama...
Se deixarmos a porta da iniquidade aberta... entra esse tornado maligno e apaga a Chama...
Que saibamos manter essa Chama bem acesa com as condições que necessita para tal...
Bjs.
T.