Aparências

"Sinto-me tão desanimado, meu Deus! Por isso penso muito em Ti (...)" Sl 42:7

Durante muito tempo vivi de aparências. Não por maldade ou com consciência, mas vivia... ser transparente como David era algo que eu não conseguia ser, nem queria...

David foi alguém muito admirado, apesar dos seus erros.

Mas uma coisa que me sobressai nele é a sua transparência, diante de Deus e diante dos outros, pois ao escrever os Salmos, ele estava a expôr-se, estava a levar o povo a cantar os seus próprios sentimentos.

Imaginem o povo a cantar "Sinto-me tão desanimado, meu Deus!"... se calhar alguns a pensar: "O que será que David estava a viver quando escreveu esta música...?, Mas afinal ele também sente estas coisas?"

Eu vejo pessoas que têm algum "estatuto espiritual" (se é que tal coisa devia existir) com dificuldade em assumirem sentimentos negativos... com dificuldade em dizer duas palavras:

"Não sei"

"Não sei o que fazer, não sei o que se passa com aquela pessoa, não sei o que Deus vai fazer, não sei o que vai acontecer nesta ou naquela área" é algo complicado para estas pessoas assumirem...

Aparências... muitas vezes inconscientes, muitas vezes por bons motivos humanos, muitas vezes como tentativa de agradar a Deus e aos outros.

Não sei mesmo o motivo, mas Deus tem-me levado a pensar nestas coisas, daí eu ultimamente colocar aqui alguns dos meus pensamentos... é por não saber o porquê que eu os ponho aqui... eventualmente o propósito deles cumprir-se-á aqui... Não sei...

Só sei que David foi ainda mais uma referência para o povo quando assumia publicamente as suas fraquezas, os seus sentimentos...

Porque não havemos nós de mostrar que, por exemplo, estamos desanimados? Será que os outros vão deixar de olhar para nós como aqueles que conseguem sempre descansar, que confiam sempre, que têm sempre a visão de Deus sobre as circunstâncias, aqueles que estão sempre nas nuvens, sempre cheios do Espirito?

Como se fosse possível nunca sentirmos de forma errada... se isso não é possível, porque não havemos nós de mostrar os momentos em que não estamos a conseguir? Porque não havemos nós de mostrar que não sabemos determinada coisa? Será que é possível sabermos sempre tudo? Será que Deus nos revela sempre tudo? A mim pelo menos não...

Corremos o risco, é verdade, de não sermos mais vistos como uma referência, como perfeitos, como aqueles que têm uma fé inabalável, como aqueles que têm com Deus um relacionamento tão chegado que nunca são atingidos por nada...

Temo pelos mais sinceros... que o facto de não mostrarmos a totalidade do que somos possa causar frustração nos que são mais abertos, mais sinceros... porque esses pensam: "Mas será que sou eu que não consigo? Afinal não consigo ser perfeito..."

A melhor forma de sermos uma referência para os outros é sermos abertos e sinceros.

É algo que Deus tem feito em mim... eu nem quero ser uma referência, sinceramente, porque acho que não sou exemplo, mas não posso deixar de mostrar o meu "lado lunar" (Rui Veloso....)

*suspiros*

Penso muito, ultimamente... penso muito em Ti... talvez porque, como David, estou desanimada... ou talvez não... talvez seja mais tristeza... tristeza que existe, aparece mas é cuidada por Ti... tristeza que desaparece quando Te moves e aproximas de mim...

Mas ela aparece e por vezes permanece... porque ainda não sou 100% divina...

Ainda... (esta é só para quem percebe)

Deus nos abençoe.

8 comentários:

Anónimo disse...

Você aproximou-se dos sentimentos do Mestre, ele, também, foi considerado um fraco por ser transparente e não acreditar em providências humanas.

Mas, é uma escolha difícil. A patrulha a serviço das falsas crenças estabelecidas vem com força total e usa pessoas queridas para tanto.

Estaremos unidos em oração e disposição para não arredar pé de nossas convicções.

Sua sensibilidade é um dom impar.

Kathia disse...

Acho que uma das maiores qualidades eh sinceridade. Sempre, com os outros e com nos mesmos...
Deus sempre esta por perto e Ele conhece nosso intimo, sabe do que precisamos. Tambem nao entendo como pessoas vivem de aparencias!?
Paula, quer estejamos felizes, quer estejamos tristes, estejamos sempre com o Senhor!
Bom final de semana
Paz

Anónimo disse...

e que possamos continuar a partilhar as cargas uns dos outros.~
cá estamos para isso.

Desinteressada,mas pouco disse...

É por não sermos perfeitos que procuramos a Deus.
É por não sermos perfeitos que precisamos de Deus.
Deus aceita-nos tal como somos.
Nós, imperfeitos é que não somos capaz de o fazer.

Anónimo disse...

Toma lá uma flor!

_____888___88888888___8888
___888888_8888888888_888888
___888888888888888888888888
___888888888888888888888888
____8888888888888888888888
_____88888888888888888888
_______8888888888888888
_________888888888888
______________**
____####______**______####
___#######____**____#######
____#######___**___#######
_____######__**__######
________#####_**_#####
__________####**####
___________###**###
____________##**##
_____________#**#___________

A Flor disse...

UM ABRAÇÃO ENOOOOOOORRRRME para ti, amada irmã em Cristo... que o Senhor te dê sempre, bom ânimo!

claro que ainda não estás 100% perfeita, o nosso caminhar é que nos levará à Santificação.... de forma gradual e lenta..."aborvendo" Cristo; "gravando" nos nossos corações a sua Palavra; "testemunhando" Cristo, "Amando o outro, como a nós mesmo".... mas não esqueças, NÓS SOMOS SANTOS! (porque somos separados para cristo)

BIG XI-CORAÇÃO
Chuvas de bençãos para ti :)

Marlene Maravilha disse...

A não transparencia que sabemos que existe e muito por aí, se assemelha a uma religiosidade barata, se é que me entendes. A sabedoria vem em sermos normais, a precisar quando fracos, neste este Deus que é forte!
beijo

Joel disse...

A fachada vem do nosso orgulho, de não mostrarmos as nossas fraquezas, para que seja mantida uma boa imagem de nós, para salva-guardar o nosso ego. Mas ego aqui nao tem que estar entronizado, e sim Deus, por isso, há esta necessidade de sinceridade, demonstra humildade, mostra aos outros que não são os únicos a passar por momentos de fraqueza, pecado ou seja o que for, mostra necessidade de Deus...sei lá...mas é complicado, e falo por mim, sou um fraco por muitas vezes não mostrar e assumir as minhas fraquezas, que não são poucas...Deus, muda-me!

jito