Misticismo


Dou por mim...

... a pensar nestas pessoas e a querer sentir e viver como elas.

Uma ideia absurda para a maioria dos cristãos... mas eu consigo entender o porquê destes povos serem tão místicos. Há uma necessidade cá dentro de vivermos e experimentarmos Deus de uma forma muito diferente do que a Religião cristã nos apresenta.

E sim... a religião cristã apresenta-nos uma forma de viver diferente da forma como os homens e mulheres da Bíblia viveram... É por isso que é raro encontrarmos pessoas que têm um relacionamento com o Pai semelhante aos que encontramos na Bíblia. Os que chegam lá, chegam porque Deus os começa a atrair e ensina pessoalmente como lá chegar.

Misticismo significa um tipo de religião que enfatiza a atenção imediata da relação direta e íntima com Deus, com a consciência da Divina Presença. Os antigos cristãos também usavam a palavra "Contemplação".

(Esta parte da definição é para os mais cépticos e para aqueles que já estão com comichão só de eu ter escrito a palavra "Misticismo" hehehe)

Há no nosso interior algo que chama, que nos atrai para o místico. Muitos abafam isso porque acham que viver uma vida cristã é oposto disso. Não é possível ter uma relação com Deus mística. Deus é "curto e grosso", aquilo que há para saber nós já sabemos, dizem. Afinal, temos a Palavra escrita e revelada. E temos, claro que temos.

Outros começam a entender que esse sentimento, essa necessidade, foi colocada dentro de nós, e que sem vivermos um relacionamento com Deus que seja místico, que envolva contemplação REAL da Sua pessoa, sem essa relação íntima e directa, não nos sentiremos "encontrados" na nossa vida com Ele.

Como viver este misticismo?

O Espírito Santo ensinará a cada um... ao que buscar e entender o tipo de relação que Deus deseja ter com ele.

Quanto a mim, fico muito feliz por poder canalizar algo que está dentro de mim há tanto tempo para o meu querido Deus.

Deus vos abençoe com a Sua presença real.

8 comentários:

A Flor disse...

Eu sou Cristã. Mas para mim, ser Cristã não é só acreditar em Cristo. Porque acreditar em Cristo, muitos acreditam, até o diabo acredita na existência de Cristo! Para mim, ser cristã, é VIVER COMO CRISTO! Ou pelo menos, tentar e esforçar-me por isso!
É ser discipula de Cristo!

Mas em muitas religiões não cristãs, a "entrega" dos fieis, a maneira humilde de estes viverem e o respeito que eles têm por tudo o que os rodeia... deveria ser um exemplo para nós!

Um dia muito FELIZZZZZZ!
:) um sorriso cristão

Raquel Miriã disse...

Prostrados na Sua presença, clamemos: Santo, Santo, Santo é o Senhor!
DTA

Lou H. Mello disse...

Pensei, um dia, ser o mais próximo de Deus, dentre todos. Descobri, então, ser o mais distante dele, dentre todos.

A Flor disse...

BOM DIA!

UM DIA ABENÇOADOOOOOOO PARA TI! :)
beijinho

Ana disse...

A flôr é tão kerida :P

Ainda ontem li a parte que fala que daniel orava tres vezes ao dia e em direcção a Jerusalém... que mistico que ele era hihihi

Só p dizer q entendo o que queres dizer com misticismo... afinal, há coisas tão basicas pra uns e que para outras podem tar carregadas de significado! Falo por mim, mesmo n sendo explicita :P

Beijoka amor *

Anónimo disse...

Percebo o teu pensamento em relação ao misticismo e à relação que queres ter com Deus. Acho bonita a tua busca por ele.

emn***

Marlene Maravilha disse...

Bom. Muito bom.

Unknown disse...

Inomináveis Saudações, Paula.
O Misticismo pode ser também uma Realidade bem interna que não precisa transparecer demasiadamente ao mundo todo. Não se pode crer mesmo que vá ser entendida uma pessoa que completamente se declare como mística em um mundo preenchido de pessoas materialistas que não possuem e nem pensam em possuir um contato maior com as Forças Superiores. Tudo, no Mundo Interno, vem, então, a depender do nosso mais íntimo contato com essas Forças Superiores, uma experiência sempre transcendental e sempre silenciosa. Quanto mais se procurar essa experiência, mais ela será a alta possibilidade de um engrandecimento d'alma. No Silêncio Místico, muito pode ser descoberto.
Saudações Inomináveis, Paula.