Orar no Espírito


A ciência tem vindo a descobrir ao longo dos anos o que o Deus projectou há anos e anos:






que o sistema nervoso da fala influencia todo o corpo.

Acredito que, além da influência biológica, existe também uma influência no nosso espírito, na nossa espiritualidade.

Tiago escreveu isso mesmo. Tal como um pequeno leme pode comandar um barco enorme, a língua pode comandar todo um ser.

E se a nossa língua for tomada por Deus, a sua influência em nós, no nosso ser, pode aumentar muito, aprofundar-se...

Existem muitas formas de Deus tomar a nossa fala... por inspiração do Espírito sempre, mas de diversas formas.

Nos últimos tempos, tempos difíceis, eu tenho descoberto o quão precioso é orar inspirada pelo Espírito. Deus tem-me levado a isso, sobretudo em momentos em que eu nem energia tenho para orar, para dirigir-lhe palavras minhas.

Ele vem e inspira as minhas palavras. É feita uma parceria: eu abro a minha boca e Ele inspira o meu espírito a falar. E engraçado como isso tem efeitos em todo o corpo, tal como Tiago escreveu. Deus move-se, umas vezes de uma forma mais evidente, outras vezes de uma forma menos evidente, mas algo acontece, algo profundo...

Vem uma certeza de que Deus mexe nas profundezas nesses momentos... e o ser é edificado, é mexido...

Não foi por acaso que Deus decidiu dar aos homens um dom relacionado com a fala. Curioso, não é? Porquê a fala? Porquê falar algo que não é controlado por nós? Qual o benefício, qual a razão?

A fala dirigida pelo Espírito tem efeitos em todo o ser. Não é por acaso também que Tiago escreveu que o homem que domina a sua fala é perfeito.

Deixa-te levar pelo Espírito. Ainda que não tenhas o dom de falar uma língua que nunca aprendeste, a oração inspirada pelo Espírito é para todos os filhos. Afinal, nós não sabemos orar, mas é o Espírito que intercede por nós enquanto oramos.

Sem o Espírito, tudo é vazio, seco, sem vida. Afinal, estamos a viver os tempos do ministério do Espírito. É esta a nova aliança.

12 comentários:

Anónimo disse...

Eu prefiro não falar nada. Deixo tudo por conta do Espírito. Mesmo que não fale por mim. Identifico-o em meus irmãos, como você e outros cheios dele.

A Flor disse...

Hoje tô um pouco triste!... faleceu-me um familiar!
Oro para que Deus, dê à minha velha tia, a serenidade que ela tanta necessita!

Um beijo florido :)

Paula disse...

Olá Lou, entendo as tuas palavras, acredita... sabes o que desejo para a tua vida? muita presença de Deus, especialmente da forma como ele se revelou a elias... uma brisa suave... Abraço


Olá Flor, desejo muita paz e consolação do Espírito para ti e para a tua família. Um beijinho

Paula disse...

Mesmo sem mtas palavras, sente-se ;) Deus te abençoe mana... um abraço de volta para ti.

Jorge Oliveira disse...

Orar em línguas (para quem Deus concedeu esse dom) é altamente edificante tanto a nível pessoal como na igreja, desde que haja interpretação. Contudo, o Apóstolo Paulo (que falava mais línguas do que todos os membros da igreja de Corinto) preferia falar na igreja cinco palavras na sua própria inteligência, para que pudesse instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida (1 Coríntios 14:18,19).

Silenciarmo-nos na presença de Deus é provavelmente um desafio maior.

Abraços.

A Flor disse...

Chuvas de bençãos para ti!
Um beijinho florido :)

Paula disse...

olá jorge, só para esclarecer que quando escrevi "orar no espírito", não me estou a referir apenas ao facto de se falar em línguas. Um abraço.

Flor, obrgada mais uma vez pela tua doçura. Deus te console.

Anónimo disse...

Paz amiga!!! vim conhecer seu cantinho e amei. Nosso amigo de todas as horas, assim é o Espírito Santo. Aproveito para convidá-la a fazer-me uma visita e deixar um abraço bem forte e que seu fds seja de muita paz com Jesus!!!
:-)

A Flor disse...

Deus dá, na caminhada, força suficiente para a jornada. (J.E.Saxby)

Paula, estás bem? :) Peço a Deus que te envolva com o seu amor!

Um beijinho florido :)

Estou admirada, não tens postado?
Fica bem :)

Paula disse...

Olá Flor, obrigada pelas palavras. Estou bem sim... amparada pelo meu AMADO. Não tenho postado pq não tenho sentido nada para partilhar aqui... quando escrevo, escrevo o que sinto que devo... mas daqui a pouco vou começar a escrever... hehe
Um abraço e que Deus te continue a consolar.

Unknown disse...

Que o Espírito nos ensine, todos os dias, como orar. Que Ele controle a nossa língua, os nossos pensamentos e sentimentos. Que Ele seja a fonte de todas as nossas palavras.

Anónimo disse...

Tenho feito uma busca constante dentro de min .Hoje passei o dia pesquisando: como orar em espirito?
E Deus com a sua magnitude foi me guiando à vários sites onde pude aprender várias formas de como orar.Que Deus nunca retire de min o seu espirito.Graça e paz