Um ola de Marrocos
Ola a todos.
Mando um abraco a todos de Marrocos, mais propriamente de Sale.
So para dizer que este povo precisa muito das nossas oracoes, pois a opressao que sentimos tem sido muito grande.
Houve momentos em que apenas olhar para as pessoas na rua era quase insuportavel. Satanas reina e nos, como filhos de Deus, nao somos claramente bem vindos.
Orem por nos. Deus esta a dar o alivio e tem confirmado que a nossa presenca ca tem um grande objectivo, por isso estamos felizes por ca estar.
Um abraco a todos e paz. SALAM
Mana querida, um abraco de saudades. Tas ca dentro.
8:56 da tarde | | 8 Comments
Marrocos
Bem, vou embora outra vez... hehehe. Mas volto dia 14 de Agosto, se Deus permitir.
Entretanto, estarei por esta terra criada por Deus. Que Deus abençoe este povo, pois os ama com um amor tão grande!
"É com uma linguagem balbuciante, com uma linguagem estranha que o Senhor vai falar a este povo." Isaías 28:11
Fiquem com o Pai, sempre! Permaneçam no Seu amor. Eu vou fazer o mesmo. Grandes coisas, aquelas que nós não ousamos sonhar, Deus está a preparar! Deus te abençoe!
7:12 da tarde | | 7 Comments
Uma só pessoa com o NOIVO
Afinal voltei... o Senhor empurrou-me mesmo para voltar... Por isso, OLÁAAAAAAA A TODOS DE NOVO! Cá continuarei a colocar o que eu não sei mas o que o Senhor me levará a colocar. E que sejamos todos abençoados e possamos dar GLÓRIA e HONRA a Jesus, o nosso amado.
Deixo aqui um textinho que escrevi esta semana, que provém de reflexões e conversas minhas com o Senhor.
“Como diz a Sagrada Escritura: O homem deixará a seu pai e a sua mãe para viver com a sua mulher e os dois se tornarão como uma só pessoa.
Há nesta frase uma verdade muito importante. É que isto realiza-se plenamente no amor que Cristo tem pela Igreja.” Efésios 5:31,32
Ultimamente tenho pensado e meditado muito no tipo de união que desejo ter com Jesus e na que o Ele deseja ter comigo.
Deparando-me com estes versículos, encontrei a resposta que precisava. Já os conhecia, mas a ideia que veio ao meu coração foi completamente nova: é assim quando o Espírito fala connosco.
O casamento é uma imagem do relacionamento entre Jesus e eu.
Algo que eu agradeço muito a Deus é o facto de ter um marido que me completa, alguém que é único e que é a única pessoa que poderia estar ao meu lado. Se fosse possível a minha felicidade depender dele exclusivamente, eu seria a pessoa mais feliz do mundo, porque o amo profundamente e sei que também sou amada por ele da mesma forma.
É uma grande bênção e um grande privilégio tê-lo ao meu lado dia após dia. Somos mesmo uma só carne os dois e muitas vezes parece que somos uma só pessoa. A união que existe é grande e a intimidade preenche o coração. Sinto-me uma privilegiada por poder viver este amor tão bom, tão carinhoso, mas até o relacionamento melhor deste mundo não pode preencher o lugar que só o amado Jesus pode preencher!
Engraçado que Paulo diz que este tipo de união, que simboliza o meu relacionamento com Jesus, apenas se realiza plenamente no amor de Cristo pela Igreja, ou seja, por cada amado e amada sua.
Realizar plenamente… soa a perfeição, profundidade, amor incondicional, profunda intimidade e carinho. No amor de Jesus não há erros, falhas, coisas a melhorar. É PERFEITO!
Ele é o meu esposo e eu a sua esposa, e o amor que nos une é perfeito, total, grandioso, de tal modo que nos torna uma só pessoa,uma só carne.
A minha oração ao AMADO tem sido: meu querido esposo Jesus, ajuda-me a estar cada vez mais abraçada a Ti, que o nosso amor nos una com um laço tão apertado, mas tão apertado que nada mais à volta importa. O teu amor completa-me e eu quero dar-te, de igual forma, o meu melhor amor, apesar de imperfeito.
Meu Deus, tomar conhecimento desta realidade muda tudo em mim e no meu dia-a-dia. Se eu sou uma só pessoa com Jesus, o meu esposo, o meu amado, isso quer dizer que a qualquer momento eu posso sentir o Seu toque, o Seu amor, o Seu carinho sobre mim. Eu tenho a Sua companhia até nas coisas mais banais que possa fazer. Eu sei que até aí Ele está, dando a Sua opinião, me dirigindo nas coisas.
Saber que sou esposa de Jesus muda tudo em mim. O meu coração é arrebatado por Ele, pelo Seu amor. Muitas vezes dou por mim a pensar em Jesus e a sorrir tanto! Ele é muito real! E o Seu manto, um manto branco que Ele tem vestido, é tão suave! Tão doce, tão bom de se agarrar!
Muitas vezes não tenho presente em mim esta realidade, mas desde que comecei a ter, muitas coisas começaram a mudar no meu interior.
Ainda que tenha limitações humanas que se vêm nos relacionamentos que tenho, Deus, quando construiu e formou a minha personalidade, ainda eu não tinha respirado uma vez sequer, formou-me com o desejo de viver os meus relacionamentos intensamente. É algo que veio com a Paula, desde o ventre da sua mãe. E apesar de isso causar por vezes sofrimento quando alguns relacionamentos andam a “meio-gás” pelos mais diversos motivos, é algo que Deus colocou cá dentro para me levar mais além, para nunca ficar acomodada ao “mais ou menos”, ao “razoável”, ao “bom”, ao “já não é mau”.
Alguns de nós trazem esta característica, outros não, mas creio que Deus deseja plantá-la no coração de cada um de nós, de modo a O buscarmos AMAR intensamente, buscar uma intimidade sem limites, sem reservas, sem preconceitos, sem tradições, sem comodismo, mas uma intimidade completa que procede de um coração que AMA INTENSAMENTE JESUS!
O amor do esposo é maravilhoso! Eu quero conhecê-lo a cada dia, em cada momento, quero também demonstrar-lhe o meu amor por Ele! Como eu gostava de poder amá-lo de uma forma perfeita, agradando sempre o seu coração, mas eu sei que posso agradá-lo e fazê-lo sorrir quando pego no seu manto e lhe peço desculpa, perdão pelo meu amor imperfeito.
Aí Ele me envolve com o Seu abraço e sinto o seu amor perfeito. Um amor de esposo totalmente completo e sem limites.
Poderemos nós continuar a ser as mesmas pessoas de antes?
Não. Quando alguém está unido a Jesus, as coisas antigas começam a desaparecer e vida, vida nova, começa a surgir dentro de nós.
Viver este amor é o meu maior desejo. É a minha razão de viver.
E tu? Para que vives?
3:33 da tarde | | 10 Comments
Com um aceno de mão....
... vos digo: ADEUS ou ATÉ JÁ!
Porque há um tempo para todas as coisas debaixo do sol, já dizia Salomão. E eu concordo com ele.
Tempo de falar e tempo de calar. E neste momento, é para mim tempo de me calar aqui.
Se voltarei... não sei. Talvez. Mas só voltarei se o meu Pai me disser para o fazer. Não há nada que eu queira fazer por mim própria, por isso, só voltarei com ELE me empurrando para caminhar nesse sentido.
Deus vos abençoe com a Sua presença. Esta é a melhor bênção que Ele pode dar a cada um de nós: podermos estar em Sua presença, contemplando a Sua face. Desejo que tu possas contemplar essa face e que essa face te transforme durante o resto da tua vida.
Jesus ama-te, profundamente. Que te entregues de cabeça a esse amor tão completo, sublime, sobrenatural. E doce.
"Aquele que me ama é também amado por meu Pai; e eu amá-lo-ei também e dar-me-ei a conhecer inteiramente." Jo 14:21b
Um abraço a todos e adeus... ou até logo. Vemo-nos na caminhada em direcção ao colo do Pai.
1:48 da tarde | | 11 Comments
Amizade
Hoje é dia da amizade.
Normalmente não costumo ligar a estes ou a outros dias mundiais. Não me costumam acrescentar nada, mas como ao saber deste dia pensei em alguém, decidi aqui escrever umas coisinhas, também porque tão cedo não voltarei a escrever aqui neste espaço.
E o que vou escrever é dirigido a uma pessoa especial para mim, a qual eu costumo chamar de raposinha. É para ti.
Muitas coisas eu poderia escrever, mas não me é possível de momento. Se pudesses ler o meu coração, tu irias compreender e ver a quantidade de coisas que eu teria para dizer. Irias ver o teu lugar cá dentro e a importância que tens na minha vida. Irias ver como é impossível separar-te.
As coisas mais banais são tão fáceis de serem verbalizadas, mas as mais profundas, por serem isso mesmo: profundas, são mais difíceis de serem ditas, explicadas, sem perderem a totalidade do sentimento. Há sentimentos que simplesmente não se explicam, pela sua intensidade, por isso te digo que a amizade que sinto por ti não se explica. ;)
Disse a raposa ao principezinho:
"Ora vê: por enquanto, para mim, tu não és senão um rapazinho perfeitamente igual a outros cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto, para ti, eu não sou senão uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E, para ti, eu também passo a ser única no mundo..."
Tu já és única para mim no mundo.
É o que tenho para te dizer neste dia, apesar da distância e do silêncio.
Desejo muitas alegrias para a tua vida, mana. Que o Pai te presenteie com a Sua presença a cada manhã, a cada momento da tua vida. E que no teu rosto esteja sempre reflectida a presença do Espírito em ti.
Um abraço!
1:24 da tarde | | 4 Comments
O meu único desejo
O que eu desejo é conhecer a Cristo e experimentar o poder da Sua ressurreição, tomar parte nos seus sofrimentos, chegando a ser como Ele na morte.
4:38 da tarde | | 5 Comments
A comida da Tua casa é abundante
Que os alicerces do meu e do teu coração estejam firmados no amor do Pai.
Tem sido a minha oração. E neste momento faço-a por ti, tu que lês este texto e precisas firmar o Teu coração apenas no Pai.
Os nossos sentimentos estarem somente firmados no amor do Pai não é algo fácil, pois facilmente as nossas emoções são influenciadas por pessoas, por situações, por coisas que acontecem ou deixam de acontecer.
Muito facilmente a nossa alegria não depende apenas de Deus, mas também das pessoas que amamos, das coisas que gostamos de fazer, de situações que gostamos de vivenciar. E muitos dirão: “É normal, somos humanos.” E é um facto, somos humanos, mas se o nosso coração não depender apenas do Pai, do Espírito e de Jesus, facilmente se alguma dessas coisas não acontece bem como esperamos, somos novamente influenciados, mas desta vez pela negativa.
Situações, pessoas, coisas podem ser também o motivo da nossa tristeza, abatimento, queda. E Deus quer ser o motivo da alegria dos seus filhos.
Parece demasiado irrealista? A mim às vezes parece-me, mas quando experimento isso, vejo que é bem possível, pois Deus é tão grande que é mesmo suficiente. Tão suficiente que ainda sobra muito da Sua natureza para outros, mesmo depois de Ele me saciar totalmente.
Faço minhas cada uma das seguintes palavras de David:
“Que maravilhoso, ó Deus, é o Teu amor! Debaixo das Tuas asas sentimo-nos protegidos. Com a abundante comida da tua casa ficamos completamente satisfeitos; tu dás-nos a beber do rio da tua bondade, porque Tu és a fonte que dá a vida. Tu és o Sol que nos ilumina.” Salmo 36:8-10
David é daquelas pessoas que eu levo a sério. Porque ele viveu muitas situações complicadas, logo aquilo que ele diz, escreveu e cantou são vivências, além de terem sido palavras inspiradas pelo Pai. O seu relacionamento com o Pai é para mim muito inspirador, pois ele experimentou esse relacionamento no meio de muitos sentimentos e situações complicadas. O seu relacionamento com o Pai era real. Ele experimentava Deus e o que Ele é.
E eu desejo experimentar o mesmo constantemente. Poder dizer, mesmo quando outras coisas ou pessoas me faltam, que a abundante comida que existe na casa de Deus me satisfaz completamente, que a Sua bondade me sacia a sede, como um abundante rio que flui do alto directamente ao meu coração.
E quando experimento isso, é algo maravilhoso! Deus é mesmo uma fonte! Uma fonte de vida. E a vida a fluir é algo que satisfaz completamente as nossas necessidades, sejam elas físicas, emocionais ou espirituais. Mas não é apenas uma satisfaçãozinha. É uma satisfação COMPLETA!
Existe um rio que flui do trono do Pai. E esse rio carrega consigo tudo o que eu e tu precisamos.
E ele pode fluir directamente para o teu coração, ao ponto de não conseguires conter tamanha vida.
Como te sentes neste momento, meu querido irmão? Será assim da seguinte forma:
“Andava triste e caído, como se estivesse de luto por minha mãe, por um amigo, por um irmão.” Salmo 35:14
Luto… um sentimento tão complicado, não é? Um vazio, uma saudade, uma falta de alguém... um sentimento e uma fase tão complicadas, tão difíceis de lidar.
Podes não estar de luto real porque não morreu ninguém à tua volta, mas a forma como te sentes é muito parecida. Existe o vazio, a saudade, a falta, aquele sentimento de que não tão brevemente irás ver ou viver uma determinada situação.
A novidade que Deus te dá neste dia é de que se tu buscares a tua felicidade no Pai, Ele concederá os desejos do teu coração. Ele saciará COMPLETAMENTE o que te leva a estar assim de luto. E aqui entra a tua fé. Fé na promessa de um Pai amoroso.
Existe uma comida abundante na casa de Deus que te pode deixar completamente satisfeito. E além de comida, Ele dá-te de beber também, do rio da Sua bondade.
E acredita na Palavra: Deus, o Paizinho, é tão grande, tem um amor tão grande, uma bondade que flui sem limites, que nada nem ninguém mais te poderá saciar como Ele.
Que os alicerces do Teu coração, que os alicerces do meu coração estejam firmados n’Ele.
Porque Ele não falha. A Sua fidelidade alcança o infinito. E se Ele não falha e é tão cheio de amor e bondade, que mais nos faltará se nos mantivermos a todo o instante no Seu colo, dependendo apenas da Sua comida?
Nada. Seremos as pessoas mais felizes do mundo. Apesar do luto… esse luto já ficou nas mãos do Pai, não ficou? Está nas melhores mãos do mundo. Descansa.
12:06 da tarde | | 5 Comments
Vaso quebrado
“Jesus andava por toda a Galileia, ensinava nas casas de oração, pregava a Boa Nova do Reino e curava o povo de todas as suas doenças e sofrimentos. Falava-se dele por toda a Síria. Traziam-lhe todos os que sofriam de várias doenças e males, os que tinham espíritos maus, os doentes de nervos e os paralíticos. E Jesus curava-os a todos. A multidão que o seguia era enorme. Vinha gente da Galileia, das Dez Cidades, de Jerusalém, da Judeia e de além do Jordão.” Mateus 4:23-25
Jesus andava por toda a Galileia. Cada vez que leio coisas destas, vem ao meu coração uma vontade muito grande de fazer o mesmo: andar por aí, por vários lugares, levando o que Ele quiser que eu leve. Se for silêncio, que seja, se forem palavras, que sejam, se forem abraços, que sejam, seja o que for.
A quem? Não sei.
Onde? Não sei.
Fazendo o quê? Não sei.
Só sei que tenho experimentado a direcção do Senhor, me levando a fazer determinadas coisas, com determinadas pessoas. Coisas muito simples, mas que me têm enchido muito o coração, porque apesar de simples, são aquilo que Deus me leva a fazer. E isso é o que interessa.
Paulo, quando esteve com os Coríntios, esteve da seguinte forma:
“Apresentei-me diante de vocês como um homem sem forças, cheio de medo e ansiedade. E quando vos falei e preguei não tentei convencer-vos com a linguagem da sabedoria humana. Pelo contrário, mostrei-vos o Espírito e o poder de Deus, para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” I Co 2: 3-5
Sem forças, com medo e ansiedade. Mostrando APENAS o Espírito e o poder de Deus.
Esta passagem consola-me sempre muito, porque me mostra mais uma vez que, mesmo estando fraca, muito fraca, transtornada por outros motivos, ferida, abatida, seja o que for, eu posso na mesma mostrar aos outros o Espírito e o poder de Deus.
Tem sido o que tenho experimentado. E testemunho aqui que é uma coisa espectacular. Ir com lágrimas, e sair com o coração cheio, sabendo que foi transmitida qualquer coisa através de mim. E é nesses momentos que podemos saber que NADA do que é espiritual depende de nós.
NADA. TUDO É GRAÇA, MISERICÓRDIA DO PAI.
O vaso é de barro. E o barro é bastante frágil. Mas o Espírito de Jesus habita lá. E a sua presença ser visível aos outros não depende de nós estarmos fortes humanamente falando. Depende apenas da nossa união com o Pai. E se estamos unidos ao Pai, apesar da fraqueza e dor humanas, tudo pode acontecer, porque o que é espiritual e sobrenatural, não depende do que é carne, natural, deste mundo.
Não depende da alegria humana, da força de vontade. Não depende dos conhecimentos humanos, dos estudos, dos cursos, porque a lógica de Deus é oposta à lógica humana, e o que são os estudos senão lógica humana?
Não depende de nada que não seja dois joelhos dobrados e um coração quebrantado.
Não depende de nada mais a não ser de um Espírito que não se prende com fraquezas humanas, mas que se prende com o orgulho e capacidades humanas.
Apenas depende do Pai. Pai de amor. Que escolheu os feridos, os fracos, os abatidos para comerem à Sua mesa, usufruírem da abundância das suas bênçãos.
Engraçado que não há outro caminho.
Todo aquele que não se sente pó não pode entrar e comer com o Senhor.
Os títulos, os conhecimentos académicos, a justiça própria, um comportamento exemplar, nunca abriram as portas da sala do Pai.
A mesa está lá, com o Pai sentado. E Ele deu a chave da Sua casa a todo o quebrantado de coração.
A todo o que tem o coração quebrado…
Tens o coração quebrado? Olha a porta aberta!
Não te sentes quebrantado? Lamento desiludir-te, mas aquilo de que falas, não conheces, pois a porta não está aberta para ti.
Deus vos abençoe.
12:51 da tarde | | 5 Comments
Felizes - 2
6:10 da tarde | | 6 Comments
Conversas
Conversar com o Pai é a melhor coisa que pode haver nesta vida.
Pelo menos para mim...
O que seria de mim sem essas conversas?
Só Ele sabe na perfeição como está o meu coração, mesmo aquilo que nem eu consigo compreender, que está lá no fundinho.
Só Ele evita que determinadas coisas aconteçam quando eu lhe peço e digo: "Por favor, Pai, Tu sabes que se eu passar por aquela situação, eu vou ficar muito mal, triste, magoada."
E há uma situação que, cada vez que eu Lhe apresento, não acontece. Não há uma vez que Ele não tenha respondido. Uma única sequer... Porque Ele conhece as minhas e as tuas fragilidades. E é maravilhoso experimentar essa fidelidade, vez após vez.
Ele cuida. Ele sabe. Ele conhece tão bem as minhas dores... tão bem... e falar com Ele sobre isso é algo maravilhoso. Enche o coração, ainda que saiba que nem tudo Ele irá resolver como eu gostaria.
Ele é muito amoroso. É debaixo das suas asas que Ele me guarda. E o Seu abrigo dá calor, protecção, amor. E ainda que existam feridas e lá fora situações que as fazem abrir, eu sei que posso correr para Ele e descansar no Seu colo, vez após vez.
E quando Ele quiser, tudo mudará! Porque um Pai ama os seus filhos de uma forma que não dá para explicar. Apenas sentindo, experimentando.
Tu, Pai, és tão perfeito. O Teu amor é tão necessário para mim! Tu me ouves, Tu me abraças, Tu cuidas de mim com um cuidado que eu nunca experimentei antes. Tu me olhas e esse olhar basta para mim. Se só tivesse esse olhar, já seria feliz. Mas obrigada porque me dás muito mais. Só em Ti eu espero. Deixa-me estar, Pai. De outra forma, eu não posso mais existir.... há tantas coisas que me fazem abrir as feridas...
Obrigada. Obrigada mesmo, pelo Teu amor tão precioso. És o meu tesouro, o meu único tesouro!
"Clamo a Ti, Senhor, e digo-Te: Tu és o meu refúgio; Tu és tudo o que tenho na vida!" Salmo 142:6
3:47 da tarde | | 4 Comments
O caminho é no meio do deserto!
“Ouço uma voz gritar: Preparem no deserto o caminho do Senhor, na estepe, abram uma calçada para o nosso Deus.
Que os vales sejam levantados e as montanhas e colinas rebaixadas; que os cimos dos montes sejam aplanados e os terrenos escarpados sejam nivelados.
O Senhor vai mostrar a Sua grandeza e toda a gente a verá. É o Senhor quem o declara!” Isaías 40:3-5
Sempre associei estas palavras a João Batista. E elas falam dele, como Jesus disse. Mas falam de algo mais também. Não se esgotam em João Batista. Como é que sei? Apenas sei… Talvez porque ouvi a voz também.
Estepe. Lá está ela outra vez… O caminho do Senhor deve ser preparado e aberto no meio da estepe, no meio do deserto.
Um caminho aberto no meio da fraqueza, da sequidão. No meio da estepe. No meio dos fracos, oprimidos, presos, tristes, abatidos, deprimidos, doentes, mortos, cegos, surdos, mudos, feridos, sujos, ensanguentados, desesperançados.
Como poderemos preparar o caminho se não formos estepe também? Não podemos. Seríamos os narcisos, os lírios, os bons, a dizer aos que não prestam:
- “OLHA, Jesus ama-te. É a solução para ti”.
E Eles perguntariam:
- “Como é que sabes?”
E nós responderíamos:
- “Então…. Sei! Está na Bíblia!”
Não. A estepe prepara o caminho do Senhor no meio da estepe. Pensas tu que o caminho também não é para ti? É só para os outros?
A Igreja não está no deserto nem na estepe. Está dentro da cidade, dentro das muralhas confortáveis da cidade. E sabes o que diz a Palavra sobre isso? Vejamos.
“O sumo sacerdote judeu entra no santuário com o sangue dos animais sacrificados, para o apresentar a Deus como sacrifício pelos pecados, mas a carne desses animais é queimada fora da cidade.
Foi por isso que Jesus também morreu fora dos muros da cidade, com o fim de purificar o povo por meio do seu próprio sangue.
Vamos, pois, ter com ele fora da cidade, prontos para sofrer o que ele sofreu.” Hb 13:11-13
VAMOS TER COM JESUS FORA DA CIDADE, ELE QUE MORREU FORA DA CIDADE, ELE QUE ABRIU O CAMINHO FORA DA CIDADE.
O nosso lugar é fora da cidade. Não é dentro. Fora das muralhas, não dentro! É fora das muralhas que o caminho tem de ser aberto!
Quem é que, no tempo de Jesus, morava fora das muralhas? Os leprosos, por exemplo.
Onde é que João Batista começou a clamar? Foi na cidade? Não, foi no deserto!
Onde é que nas nossas cidades encontramos os fracos? É no centro da cidade? Não, é na periferia. Nos últimos dias tenho ido a um determinado lugar onde eu não imaginaria encontrar tantas pessoas a viver… um lugar fora da cidade, mais uma vez.
É no meio da estepe que o caminho está a ser aberto.
Que os vales sejam levantados, ou seja, que os abatidos, caídos sejam agarrados por uma mão e se levantem.
Que os montes sejam aplanados, ou seja, que os orgulhosos, os que estão cheios de si, cheios de justiça própria, de planos, de religiosidade, de aparências, caiam por terra. Que fiquem nus, humilhados, vazios de máscaras e coisas que não interessam, nem a Deus nem aos homens. Que se prostem, humilhem, reconheçam a sua condição de estepe.
Meu querido irmão e irmã,
Eu fui desafiada pessoalmente pelo Senhor a preparar o Seu caminho no meio da estepe. Não sei como, fazendo o quê, quando e onde, mas eu quero acreditar nas coisas que vislumbrei. Sim, porque no final do caminho podemos encontrar a GRANDEZA de Deus, uma grandeza que toda a gente verá, e não sou eu que digo, é o Senhor. Capacidade? Não tenho nenhuma que seja proveniente da Paula. Digna de receber alguma capacidade do alto? Também não… vamos ver. Mas Deus também só pede que tenhamos fé naquilo que Ele nos diz e o amemos. Apenas…
E tu? Que sentes tu de tudo isto?
5:01 da tarde | | 9 Comments
Flores na sequidão
“O deserto e a terra árida alegrar-se-ão por isso, a estepe exultará e dará flores belas como narcisos.” Isaías 35:1,2
Estava eu a falar com o Pai, num momento só nosso, quando abro os meus olhos e vejo a minha Bíblia aberta em Isaías 35. Assim que fixei os meus olhos no primeiro versículo, vi logo que era Deus quem tinha aberto a minha Bíblia, não tinha sido eu, nem um acaso, ou uma coincidência.
A estepe. Não sabia o que era. É esta planta:
Diz o Senhor que a estepe, esta planta, dará flores belas como narcisos.
Promessa do Senhor para a minha vida. Mais uma vez, uma promessa que humanamente é impossível de acontecer.
Como pode uma planta como a estepe dar flores tão bonitas como os narcisos? Dali já não nasce nada… é só sequidão!
Como pude ler no resto do capítulo, é como se a estepe simbolizasse todos aqueles que:
têm os braços cansados
têm os joelhos vacilantes
têm um coração cobarde
são cegos
são surdos
são coxos
são mudos
E ao ler isto, não me poderia ter identificado mais com a estepe: Braços cansados, joelhos vacilantes, coração cobarde, que não acredita mais, cega, surda, coxa e muda. Exagero? Não, nem por isso.
Mas em cada frase que falava de fraqueza, debilidade, eu pude ler uma promessa.
Os braços cansados tornar-se-ão fortes
Os joelhos que vacilam tornar-se-ão firmes
Os que têm um coração cobarde, serão fortes
Os cegos verão
Os surdos ouvirão
Os coxos saltarão como veados
Os mudos gritarão de alegria
Ah, Esperança!
“Porque as águas jorram no deserto e as torrentes na estepe. A terra queimada mudar-se-á em lago, a terra seca em fontes caudalosas. No covil em que repousavam os chacais, as ervas tornar-se-ão canas e juncos.” Isaías 35:6b,7
Água. Abundante. A promessa é que no deserto, na sequidão, haverá água! Mas não são apenas umas gotinhas… Deus promete água a jorrar, torrentes, lagos, fontes caudalosas, de uma forma tal que as ervas que lá existem tornar-se-ão em canas e juncos (espécies que NUNCA poderíamos encontrar num deserto).
Esta foi uma promessa que o Senhor fez hoje mesmo para a minha vida. Ou eu creio nela ou não creio.
E se não creio, no que creio eu? Num Jesus fraco? Num livro cheio de mentiras? Num Deus que não existe?
Meu querido irmão e irmã:
Se nós não cremos que foi mesmo a nós, sim a nós, que o Senhor escolheu para filhos amados, no que cremos nós? Em nada…
Provavelmente sentes-te incapaz, tão limitado. Tu sabes muito bem quem és e as tuas fraquezas, as mais simples e as que não consegues ultrapassar. Olhas para o Pai e à medida que O vais contemplando, vendo, procurando, tu sentes-te cada vez mais pequeno, frágil, incapaz, indigno.
Sentes-te como a estepe. Não se dá nada por ela. É boa para ser queimada apenas.
Jesus veio exactamente para a estepe. Não veio para os que se acham bons, não veio para os lírios, para os narcisos, para as flores mais belas que possas imaginar. Veio para a estepe. Veio para os cansados, para os cobardes, para os cegos, surdos, mudos, coxos, com defeito.
Acolhe dentro do teu coração ressequido o Senhor JESUS.
Há um caminho aberto dentro de ti. Imagina o teu coração como uma planície repleta de estepe. Agora imagina alguém, vestido de branco, a passar de um lado ao outro da planície, deixando um caminho aberto no meio. E perto do caminho a estepe começa a ficar verde e a dar flores. E aos poucos, pouco a pouco, todo o campo vai ficando verde e cheio de flores.
Esta é a promessa.
E ESTE é o sinal que tu e eu podemos erguer, para que os povos vejam! (Isaías 62:10)
Deus te abençoe, estepe, sejas tu quem fores. Que possas ficar irreconhecível por aqueles que te conheciam.
7:50 da tarde | | 14 Comments