Amigo íntimo


"Apesar de ser grande e poderoso, o Senhor é amigo íntimo dos humildes. Mas os orgulhosos Ele só os conhece de longe." Sl 138:6

Amigo íntimo dos humildes...

Este foi mais um versículo que o Pai me levou a ler nestes dias... E tem permanecido no meu interior, ressoando a todo o momento, como se Ele esteja a querer lembrar-me desta verdade a todo o instante, em todos os momentos.

E o que é certo é que desde que o li, sinto a Sua presença comigo constantemente. Enquanto como, enquanto estou com outras pessoas, enquanto penso, enquanto caminho, enquanto conduzo.

"Tu estás à minha frente e atrás de mim ao mesmo tempo, e me guias e abençoas com a tua mão." Sl 139:5

E nos últimos dias tenho-me apercebido quase em todo o tempo da presença deste Pai, que está à minha frente e atrás de mim ao mesmo tempo, me guiando e abençoando. Ele sempre está, mas aperceber-me disso de uma forma mais intensa tem sido algo que tem consolado o meu coração.

Assim é ou deveria ser um amigo íntimo. Presente constantemente no coração, em tudo da nossa vida.

E sentir ultimamente o Senhor como meu amigo íntimo tem sido algo que me tem preenchido muito. Claro que sinto que tenho muito que usufruir desta intimidade, mas mesmo assim, o pouco que já vivo com Ele, é algo tão bom...

Tenho pensado e chego à conclusão que todos nós desejamos e precisamos de intimidade. Intimidade profunda. Amor. Sermos abraçados, sermos amados de uma forma profunda. É algo que está em mim muito presente e em todos nós, mais ou menos presente.

E Deus sabe disso. Sabe que o que precisamos não é conhecimento, não é revelação, não é poder, não é cargos, não é dinheiro. É amor, profundo. E quando experimentamos isso com alguém, isso nos preenche, faz-nos sentir bem, sentir amados.

Quanto mais quando experimentamos isso com alguém que nos ama com um amor perfeito... Alguém que não falha, que não tem limitações, que está SEMPRE em todos os momentos...

É algo que me preenche o coração, e o Pai sabe o quanto.

Eu preciso ser humilde para que Ele seja meu amigo íntimo. Aos orgulhosos, Ele os conhece de longe, e eu não aguentaria viver longe, com distância, de alguém que amo.

Dá-me sempre um coração humilde, Pai, para que possa desfrutar sempre da tua amizade íntima, do Teu cuidado, da Tua mão na minha face, do Teu peito onde posso reclinar a cabeça e descansar, usufruir... Ajuda-me a desfrutar da Tua amizade em todo o momento. Pois o Teu amor é melhor que a vida! E levanta, toca o meu coração neste momento, pois Tu sabes como Ele está. Amo-Te.

Meu Interior









Purifica Senhor o meu coração

Segura a minha mão que fraco estou Senhor

Eu não quero estar sujo diante de Ti

Com lágrimas e dor, eu venho a Ti Senhor

Eu quero adorar-te com a mesma força

Mas o que está em mim, impede a mesma entrega

Os meus medos e minha visão limitada,

Ofuscam a verdade

Que Tu tens para mim



Limpa Senhor, o meu interior

Afasta de mim, o pecado e a dor

Transforma-me pelo Teu amor

Prende o meu coração a Ti, Senhor

Pois quem és Tu Deus, senão o meu amado Senhor

Pois quem és Tu Jesus, senão quem venceu a cruz

Tu és meu libertador, minha cura, minha vida,


Senhor

Levanta-me aqui

E enche-me de Ti

Com a força do Teu amor (ó, Senhor, levanta-me aqui…)


Andrea Timor, debaixo da unção do Espírito Santo.
*sorriso*

Amados leitores,
Que a letra desta música ungida possa edificar os vossos corações. É a minha oração sincera, pois eu já fui muito edificada através dela.

Querida maninha,
Agradeço ao Paizinho por tu seres uma filha dependente d'Ele. A tua vivência edifica os que te rodeiam. Porque, simplesmente, foste escolhida para levar os filhos a desejar um relacionamento ardente e apaixonado com o Pai, feito de momentos de paz, calma, contemplação, mas feito também de momentos de paixão, declaração, dedicação total e extravagante, escandalosa.
Escolhida tu és. E esta música é uma prova disso. Amo poder assistir a isso e amo poder estar na tua vida.
A mão de Deus está sobre ti.

Procurar...

Deus diz: PROCUREM-ME.

Mas o que me dá mais piada é que é Ele que atrai.

Porque nós, por melhores filhos que sejamos, não O procuramos. Não temos esse impulso natural.

Hoje mesmo, estando a trabalhar, de um momento para o outro abri a minha Bíblia (que está aqui mesmo ao lado) sem motivo, e li o seguinte:

"Procurem o Senhor, procurem a Sua força e a sua face, continuamente." Sl 105:4

E fiquei assim parada a olhar para este verso.

O meu coração bateu... "Oh Deus, desta não estava à espera... Sei que me estás a atrair mas agora não estava mesmo à espera. Tu realmente és imprevisível..."

E palavras cujo significado eu não sei começaram a sair da minha boca.


SELAH

E, de alguma forma, fiquei sem entender este momento... mais um momento de atracção do alto.

Porque felizmente Deus não está apenas ao meu lado quando separo tempo exclusivo para estar com Ele. Está continuamente aqui.

E tal como David, eu desejo vê-lo continuamente diante dos meus olhos. E ouvir. E sentir. E falar. E abraçar.

Deus te abençoe com a Sua presença, com o brilho da Sua face.

Adoração sem som

Numa das minhas viagens de carro para casa, ia falando com o meu Amado e dizendo-lhe:

"Engraçado... quanto mais o meu coração te deseja, quanto mais eu anseio por Ti, mais eu sinto que me calo, que não sei o que te dizer, as palavras de mim para ti diminuem dastricamente... parece que a busca diminui... porquê?"

E, no meio dos meus pensamentos, saiu um "Perdoa-me, paizinho" da minha boca.

Os pensamentos continuaram, e sem eu dar por isso, eu apercebi-me que era Deus nos meus pensamentos...

"Mas tu adoras-me, filha", eu ouvi em pensamento, "Olha para ti, olha para as vezes que pensas em mim, e que mesmo sem dizeres nada, tu vibras, tu me amas, o teu coração bate forte, há uma paixão, há um fogo, há um desejo de fusão tão grande comigo... mesmo sem eu ouvir as tuas palavras, eu ouço o teu coração... eu alegro-me."

E vi que Deus realmente deseja de mim, tal como deseja de ti, uma adoração que só eu posso dar, que tem a ver com a minha personalidade, com a minha maneira de ser...

Que importam as minhas palavras, se eu o adoro muito mais espontaneamente com o meu coração? Quantas vezes um simples "Eu amo-Te" sai muito mais do fundo do meu coração do que uma oração com princípio, meio e fim...

Adorar em espírito...

Ainda assim eu sinto que, comparado com o que sinto por Ele, O adoro tão pouco, de uma forma tão limitada...

Se a minha adoração correspondesse todas as vezes ao meu coração arrebatado, eu andaria sempre adorando... porque muitas vezes só de pensar nele, no que eu desejo com Ele, o meu coração aquece, fica apaixonado... mas nem sempre isso me leva a uma adoração com palavras... poucas vezes...

E isso me leva a pensar que Deus não deseja de mim uma adoração cuja expressão seja forçada... Mas por outro lado... sinto que aquilo que Lhe dou não é suficiente...

Não sei a resposta, mas sei que o caminho é saboroso. Meditar nestas coisas com Ele é enternecedor.

Ele é lindo, belo, e até neste momento, estando calada, apenas pensando e escrevendo, o meu coração vibra, surge um sorriso tão completo na minha face, sou inundada por um sentimento tão bom que tenho de parar de escrever e pensar como descrevê-lo... talvez seja "Satisfação" a palavra correcta.

Obrigada, meu querido amado, por me amares como eu sou. Recebe o meu abraço prolongado. Porque desde que Te encontrei e abracei, nunca mais Te quero largar. Mas sim me perder no Teu abraço, no Teu perfume. As minhas mãos abraçam-te e destilam mirra.

O desejo profundo do meu coração

"E, sem saber como, vi-me sentada no carro com o meu príncipe." Ct 6:12


Somente...



ADORAR...



Tem sido a resposta de Deus para a minha vida neste momento.

Esquece o resto... desliga-te... ADORA-ME.

E começo a viver as bênçãos da adoração... mais uma vez, vez após vez.

A ânsia de estar na presença de Deus todo o tempo, aquela sede de ir e simplesmente me prostrar diante d'Ele, não pensando em mais nada, não pensando no que posso vir a receber desse momento, não olhando ao tempo, às palavras, mas simplesmente estar...

E uma das coisas que muitas vezes me impressiona é que nem é necessário eu dizer nada...

Eu simplesmente chego e me ajoelho... porque para mim é inevitável estar de outra forma quando a presença de Deus é real... deveria estar ajoelhada em todo o momento, mas......... as incapacidades pessoais são assim...

E nesses momentos, parece que, ainda que na mesma posição, Deus me começa a atrair à Sua presença, ao Seu lugar, ao Jardim Fechado, só nosso. E eu vejo Deus, o Pai. E há uma resposta da minha parte a essa presença.

Deus é grandioso! Excelso! E algo que eu ainda não consigo entender ou atingir é o porquê de Ele, ELE se alegrar, sorrir com a minha adoração... tão imperfeita... porque eu não sei adorar...

Enfim...

Estás triste? ADORA-O!
Precisas de consolo, ânimo? ADORA-O!
Necessitas de cura? ADORA-O!
Precisas de uma resposta? ADORA-O!
É amor que precisas? ADORA-O!

Só experimentando a Sua presença.

Prova e vê que Deus é bom!

Laço no coração

Passando por um período de dúvida, de espera de respostas, de dependência, tenho-me apercebido o quanto Deus tem enlaçado o meu coração n'Ele, cada vez mais.

Por vezes, tem-me apetecido que a voz do Espírito se cale por uns instantes, pois àquilo que eu ouço e sinto, eu não consigo corresponder.

Não tenho ainda a fé, a capacidade. O Espírito Santo não toma ainda posse de mim de uma forma total.

E nos momentos em que eu me tento desligar por um pouco dessa voz, eu começo a pensar e a sorrir... e digo, muitas vezes para mim própria e ao Pai:

"Não dá! Eu sinto-te! É como se o meu coração estivesse cirurgicamente ligado ao Teu, pois ainda que eu queria que ele bata sozinho, nem que seja por uns momentos, não dá... a Tua presença não sai, não desaparece, continua."

Fica cá dentro um sentimento de uma presença que não é a minha, não é o meu interior, não são os meus pensamentos, não é o meu corpo, não é a Paula. Há algo, que por mais que eu tente apagar, está lá.

És TU!

E apesar da minha falta de fé, Ele compadeceu-se de mim e tem, cada vez mais, lançado um laço à volta do meu coração.

E eu me lembro de algo que Paulo falou: que aquele que se dá inteiramente ao Senhor, forma um só espírito com Ele.

A voz que não se cala...

A voz do Espírito...

"Derramarei o meu Espírito sobre toda a gente: os vossos filhos e filhas serão profetas, os vossos anciãos e os vossos jovens terão sonhos e visões proféticas. Até sobre os escravos e escravas derramarei o meu Espírito, naqueles dias." Joel 3:1,2

O dia em que o Espírito foi derramado sobre mim de uma forma especial está bem marcado em todo o meu ser. Apenas mais um dia na minha relação com o Espírito, pois ele tem sido derramado e derramado sobre mim, vez após vez, dia após dia, vitória após vitória, mas não deixando de ser um dia especial.

E esse Espírito tem voz... uma voz que, quando desejada por mim, não se cala... ecoa, está lá, sempre lá, uma voz que é acompanhada por uma presença real... o Espírito... quente, que faz sentir o meu interior cheio, maior e com uma sensação de conforto, paz, amor, felicidade...

Mas esse mesmo Espírito doce, suave, manso, o Espírito de Cristo, é ao mesmo tempo um Espírito de PODER, ousadia, é impetuoso, como fogo que ninguém pode conter, como um vento que ninguém pode fazer parar de soprar.

E o mesmo Espírito, que umas vezes toma posse de mim de uma forma doce, suave, amorosa, carinhosa, toma posse de mim de uma forma poderosa, ousada.

Porque o Espírito tem várias faces, sendo uma só pessoa, perfeita............ tão perfeita, tão desejável... pelo menos para mim.

Mas... eu ainda resisto à sua acção em mim, pois limito aquilo que eu sei que pode vir a acontecer... "Ah não, isso não... isso AINDA não..." ou "Isso eu ainda não consigo, eu nem sei se és Tu que me estás a fazer sentir isto... se calhar sou eu."

E a dúvida impede este querido Espírito de agir na minha vida a 100%. Mas Ele sabe que eu desejo viver além do que vivo... viver totalmente imersa n'Ele, chegando ao ponto de ser eu em corpo, alma e espírito, mas a ser dirigida em TODOS os momentos por Ele.

Ser suave e totalmente dirigida e tomada por Ele.

E aqui deixo esta minha vontade. Porque motivo? Não sei! Talvez esteja a ser dirigida a fazê-lo.

Na alegria ou na dor

No início do ano, para quando eu me esquecer ou desejar o contrário possa vir e ler, ficam aqui registadas as palavras que, de todo o coração, disse ao meu Pai.

Não são minhas, mas ouví-las de novo fez-me sentir e motivar-me para as dizer de todo o coração, pois elas são o que eu sinto.

São uma declaração que eu só posso declarar pela FÉ, não pelo que sinto ou desejo, porque sei que por aí fraquejarei.


A Tua luz acendeu meu coração
e eu pude ver, no meio da escuridão
Tua presença, Tua Fidelidade, Graça e Amor
Me levantaram outra vez
Me deram forças
e prosseguirei
Irei contigo,
onde quer que fores, meu Senhor
O Teu chamado cumprirei na alegria ou na dor
E mesmo quando eu chorar
ou quiser desanimar
O Teu Espírito me consolará
Se é na fraqueza do meu ser
Que manifestas Teu poder,
Eis-me aqui
Dependo de Ti,
Preciso de Ti

"Eis-me aqui", Ana Paula Valadão
Pai, de coração apertado pela intensidade destas palavras, eu sei que quando eu quiser chorar ou desanimar, o Teu Espírito me consolará!
Com os meus olhos erguidos aos céus, com as minhas mãos dirigidas a Ti, eu faço esta declaração para que Tu, anjos, potestades e criaturas tuas ouçam.
Que ela ecoe nos céus, porque eu quero apenas depender de TI, do Teu Espírito consolador, e do Teu Filho, que tantas e tantas vezes me abraça, me ampara e me diz:
'Vai, continua, porque eu aqui estou contigo. Que queres mais, amada minha? Sacia-te comigo, recebe os meus carinhos, o meu amor, e a minha unção sobre a tua cabeça. Eu amo-Te e eternamente vais habitar comigo. Alegremente. '
Eu estou segura no Teu amor. Porque já o experimentei, tantas e tantas vezes. E dos Teus braços eu não duvido mais... ajuda-me a crer sempre neles.
Da Tua Paula... cada vez mais...