Espírito

"Eu baptizo-vos com água, mas Ele vos baptizará com o Espírito Santo." Mc 1:8


Leio estas palavras... os meus olhos fecham-se e a a minha cabeça baixa-se. É uma realidade muito forte para mim e o Espírito lembra-me de como a sua pessoa é alguém tão importante.
Espírito Santo. Aquele que já desceu sobre mim de uma forma especial, que faz questão de me lembrar do quanto Ele mesmo é real e palpável.
Obrigada, Espírito, porque não te ausentas de mim mesmo quando eu passo dias sem te dirigir uma palavra.
Obrigada, Espírito, porque desceste sobre mim de uma forma que me faz crer em ti, mesmo quando a minha fé parece ter desaparecido.
Obrigada, Espírito, porque me alegras. Sei um pouco o que é alegrar-me por tua causa.
Obrigada, Espírito, porque não desistes de mim, mesmo sabendo que preciso de conhecer-te muito mais... Conheço-te tão pouco ainda...
Obrigada. Simplesmente por quem és.

Amar quem eu acho que não merece

O meu Jesus trouxe ideias muito radicais: amar os meus inimigos.

Quando não existem "conflitos" na minha vida que envolvam outras pessoas, eu leio estas palavras de ânimo leve e até penso que são fáceis de serem vividas.

Mas quando o meu coração foi magoado por outros, injustamente, e Deus me pede para amar essas pessoas... a dificuldade aparece. Sendo uma pessoa que não guarda rancor com facilidade (pensava eu, talvez erradamente...) vejo-me na situação de me apetecer dar o mesmo troco que me deram.
Alguém que me magoou injustamente chega perto de mim e pede-me ajuda... para uma coisa tão pequena e insignificante, mas pede... e isso faz surgir sentimentos no meu interior:
"Eu? Quero lá saber... pede ajuda a outro... afinal não és uma pessoa tão boa, tão melhor do que os outros? Para que precisas de mim?"
A minha justiça e bondade próprias não são nada diante de Deus. Vejo-me a sentir coisas completamente ao contrário do que gostava de sentir. Eu, a Paula, tão boazinha, a sentir exactamente o que a minha carne quer que eu sinta... as inclinações completamente contrárias ao Espírito.
Tudo isto confirma o que há muito sinto dentro de mim: Eu nunca serei boa, nunca serei capaz de fazer isto ou aquilo por mim.
Às vezes parece-me que os cristãos pensam que o caminho a percorrer é um caminho de auto-melhoria, de nos tornarmos mais piedosos, de nos tornarmos mais "santinhos". Todas estas ideias têm, para mim, uma aparência bíblica mas não são verdadeiras, tal como é costume as termos.
Nós evoluímos e caminhamos um percurso de maior conhecimento e intimidade com Deus. O conhecimento, relacionamento e interacção amorosa com Deus é que aumentam, não é a nossa natureza que se molda mais.
É aquilo que sinto e que vejo acontecer em mim. A Paula não atinge este ou aquele patamar de bondade. Vai é, dia-a-dia, vendo mais claro o Senhor, humilhando-se mais, pedindo mais perdão pela Sua carne às vezes falar mais alto, vai-se relacionando mais com o Espírito.
Inundar... é isso que vai acontecendo dia-a-dia, com maior intensidade.
Eu nunca serei boa. Nunca. Vou é conhecer mais o meu Deus e amá-Lo e deixar-me amar por Ele.
Se sempre tiver estas certezas, nunca vou achar que sou melhor que os outros, que já atingi isto ou aquilo, que sou superior aos outros.
E quantos cristãos têm estes sentimentos em relação aos outros...

Sentimentos

Meu querido Deus,

Obrigada por tudo o que tens dado ao meu interior... mesmo sem eu pedir, mesmo sem eu pensar nisso, mesmo sem desejar ou sequer lembrar-me.

Não entendo porque me estás a dar todas estas coisas. Tenho medo que desapareçam, pois sinto que sou tão pouco merecedora desta liberdade interior que me estás a dar...

Tenho medo que tudo acabe, que tudo se vá desvanecendo, pois sabes o quanto sou inconstante no meu interior. Se há alguma segurança em mim, ela vem de Ti.

Sinto liberdade no meu interior, sinto alegria, sinto paz, amor, tranquilidade, doçura e amizade. Obrigada, porque tudo isto é fruto do Teu Espírito em mim.

Liberdade no meu espírito. Parece que no sossego da minha alma tenho conseguido ouvir o que vai no meu próprio espírito. E isso enriquece-me tanto...

O meu espírito conecta-se ao Teu Espírito Santo. E o fruto produz-se em mim.

Só Tu podes preencher quem eu sou de todos estes frutos. E obrigada porque isso não é para meu benefício próprio...

Amo-Te, meu amado.

Eu sou do meu amado, e Ele é meu!

Adoração pela Graça

Realmente as coisas no Reino de Deus não funcionam pelo que nós merecemos.

Há muitos dias em que me sinto surpreendida pelo meu Pai.

Dias ou fases em que eu, exteriormente, não O busco da mesma forma, não estou com Ele da mesma forma... enfim, aparentemente não estou tão ligada a Ele. Porque não faço as mesmas coisas.

É muito fácil ter este tipo de pensamento ou forma de pensar: Se eu não estou a falar tanto com Ele ou a ler tanto a Bíblia, Ele não vai estar comigo da mesma forma.

Deus ensina-me que eu O posso buscar mesmo andando em silêncio com a minha boca. Tenho realmente andado calada com Ele, mas o meu espírito tem entoado muitas melodias a Ele.

Como diz uma música que eu gosto muito e que um dia estará espalhada pelos montes, pelas cidades, pela Natureza, "Eu amo-Te, os meus lábios estão consagrados a Ti" e eu digo estas palavras com o meu espírito.

Hoje o Espírito inspira o meu espírito nas profundezas do meu ser.

Eu, que não tenho falado muito com o meu Pai através das minhas palavras, sinto-me muito ligada a Ele em espírito. Isso encanta-me e faz-me sorrir. Sorrir pela Sua beleza, porque realmente as coisas não funcionam como nós, humanos limitados, pensamos.

Até a adoração é pela Graça, somente.

Repousar

No Teu colo!