Conhecimento revelado

"As coisas que as pessoas jamais viram, nem ouviram, nem sequer puderam imaginar, foram as que Deus preparou para os que o amam.
E nós conhecemo-las porque Deus enviou o seu Espírito para no-las revelar; o Seu Espírito perscruta e revela-nos os pensamentos mais profundos e escondidos de Deus.
Ninguém pode conhecer os pensamentos de Deus, se não for o seu próprio Espírito.
E Deus deu-nos o seu Espírito, e não o espírito característico deste mundo, para que nos revele as dádivas que Ele graciosamente nos concede."
I Co 2:9,10,11b,12

Este texto tem sido alvo da minha meditação há largos meses... Tem muito que se lhe diga... Há, porém, algumas coisas que são óbvias:

- Há coisas que as pessoas não podem imaginar, pensar, ouvir, mas que nós, que temos o Espírito habitando em nós, podemos conhecer, porque esse mesmo Espírito as revela.

- Deus tem pensamentos profundos e escondidos, que só o Espírito conhece, mais ninguém pode conhecer.

- Nós temos o Espírito para que possamos conhecer as grandes dádivas que Deus nos dá.

SÓ, APENAS, SOMENTE podemos conhecer os pensamentos de Deus se o Espírito Santo nos revelar. Se Ele nos deu o Espírito Santo para isso, porque é que nem todos os Filhos de Deus conhecem os pensamentos de Deus?

O que são os pensamentos mais profundos e escondidos de Deus? Não serão eles óbvios e não estarão todos "escarrapachados" na Sua Palavra, a Bíblia?

Não estão.

Deus não se esconde de nós, a Si e aos Seus pensamentos porque Lhe apetece... porque quer brincar às escondidas... Eu creio que Deus não revela determinadas coisas menos óbvias porque deseja que o busquemos, nos esforcemos por encontrá-Lo. Eu creio que Deus não revela todos os Seus pensamentos de uma forma clara, porque deseja que os possamos discernir através do Seu Espírito em nós.

Somos habitação do Espírito Santo. Porquê? Para quê? Se nos podemos relacionar com Deus, porque precisamos nós de ter o Espírito em nós, dentro de nós? Porque Deus quis estar, não apenas perto, mas em nós.

Então se Deus está em nós, oSeu Espírito é uma peça fundamental na nossa vida de relacionamento com Ele. É o Seu Espírito que nos revela TUDO: as coisas que não podemos compreender, as coisas mais profundas e ocultas, as dádivas de Deus.

O segredo do conhecimento está na REVELAÇÃO, e não apenas no conhecimento intelectual da Bíblia e de Deus. A Sabedoria do Espírito não é a mesma sabedoria que a do mundo.

Queres conhecer Deus? Queres conhecer os Seus pensamentos mais profundos e ocultos? TENS DE OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO.

Como? Iremos continuar a pensar em conjunto...

8 comentários:

Anónimo disse...

rezando, pedindo a Deus a sua palavra para hoje e assim iremos saber o que e que ele quer de nós.
bjus****

Anónimo disse...

De facto é nessário Buscar Deus incanssávelmente para que os seus pensamentos nos sejam revelados.
Obrigado porque cada vez mais, Tu Paulinha, me tens ajudado a buscar Deus de uma forma Incansável e cada vez com mais desejo, não só através do teu blog, mas através da tua presença da minha vida, através das palavras que por vezes Deus diz através de ti e através de tudo o que és.
Continua...
Deus está-te a usar.
Amo-te no amor de Cristo minha irmã.

39 disse...

Tem momentos que acredito que consigo...
Beijocas grandes

Anónimo disse...

Gosto muito da expressão EM NÓS... que proximidade fantástica Deus quer ter connosco através do seu Espirito!

Daniel Dantas Lemos disse...

Que bom que Deus tem falado contigo! Essa tem sido minha oração constante e o meu desejo mais absoluto: que somente Ele fale nesses textos!
Outra coisa é que nunca foi tão real oara mim a percepção que Deus vem levantando uma geração nova que fará diferença no mundo, seja aí em Portugal, seja aqui no Brasil.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » » »

Anónimo disse...

Por favor, alguém me esplica o que quer dizer a sigla TRs?
Obrigada

Unknown disse...

nem tudo na vida é fácil,mas o senhor DEUS nos da a direção certa para prosseguir nessa jornada, estamos aprendendo na terra a depender de DEUS para no céu estar com ele. um abraço a todos vcs fiquem com JESUS CRISTO.

Arquivo