Ele fere e Ele liga

"Pois ele faz a ferida, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam." Jo 5:18

Estranho este versículo, não é? Desde a primeira vez que o ouvi, as suas palavras "chocaram" com algumas ideias pré-concebidas que tinha na minha mente...

"Deus faz feridas? Não me parece..." - pensava eu - "Deus é amor, Deus é bom"

Mas Deus faz feridas... e quem o diz é um homem que tem mais do que experiência para poder dizer isso, com todas as letras: JOB. Perdeu filhos, bens, saúde, amigos (acho que também os perdeu, sim...)... enfim.... mas o que mais me impressiona em JOB é a altura em que o seu corpo está tão ferido que ele usa cacos para raspar a sua pele... tal foi a situação.... impressiona... Deus fez feridas na vida de Job. Outros irão preferir dizer que Deus permitiu que feridas fossem feitas na vida de Job, sem serem directamente provenientes da Sua mão... Tudo bem, mas o que é certo é que o versículo diz que as mesmas mãos que curam (as de Deus), ferem...

Será Deus mau? NÃO, TODA A SUA NATUREZA É BOA. Isso está fora de questão...

Então se é assim, porque é que Deus faz ou permite que sejam feitas feridas na nossa vida?

Encontrei a resposta para o meu caso nas seguintes palavras:

"Os nossos pais terrestres corrigiam-nos conforme achavam justo para esta curta vida. Mas o Pai celestial corrige-nos para nosso próprio bem, com o fim de virmos a participar da sua santidade. Claro que ao recebermos uma correcção isso não nos dá alegria, mas sim tristeza. Porém, mais tarde, produz bons resultados naqueles que a aceitam e leva-os a uma vida de rectidão." Hb 12:10,11

Há portanto uma correcção que vem do Pai que produz momentaneamente tristeza, mas que contribui para ficarmos mais santos... O caso de Job foi diferente, pois o que ele passou não foi devido ao seu pecado, foi outra situação...

Tenho descoberto que para ir mais além, viver mais perto do Pai, ser UM com Ele, inclui momentos destes: olhar para mim e ver-me cheia de feridas... não por sadismo do Pai, porque o PAI ama incondicionallmente os Filhos, façam eles o que fizerem, mas porque é a resposta d'Ele ao desejo do filho ir mais além...

Mas porquê este caminho? No meu caso tenho percebido que preciso sentir-me completamente incapaz, vazia, sem nada para dar, sem capacidades próprias, cheia de feridas, para que sinta "na pele" que nada tenho a dizer, a ser, a mostrar, senão pela Sua capacidade... O vaso de barro apenas contém o poder que não é d'Ele... Eu creio que só quando sentimos na pele que não somos nada, quando choramos e choramos diante de Deus, clamando... é que estamos no início da caminhada para a intimidade mais profunda com Ele. É a minha experiência dos últimos tempos....

Mas a história não é uma história triste, pelo contrário... Job escreveu: ELE FERE E AS SUAS MÃOS CURAM.... A cura é o ponto final da história. Deus cura, cura mesmo.... tudo isto serve para que os filhos desenvolvam um maior amor pelo Pai, uma maior dependência, uma maior intimidade... sobretudo amor, gratidão pela Sua Graça, Misericórdia...

11 comentários:

Vilma disse...

Minha querida irmã e amiga: esta passagem também me toca muito e já me fez pensar bastante. O Deus que faz a ferida também a cura! E quando Ele fere, fere por amor, fere para o nosso bem... porque depois, Ele mesmo providencia a cura para a nossa ferida!
MAis uma vez, nos deixas entreaberto um pouco do Deus maravilhoso que é o Eu Sou!
Obrigada Paula! :)

Marlene Maravilha disse...

Deus cura sim! É verdade minha irmã. Tudo isso faz parte da nossa verdade e do nosso dia a dia.
Mas temos que ficar em Sua total dependência mesmo! Nos esvaziando por completo de nós mesmos.

beijos.

Paula disse...

Olá!

Obrigada Vilma pelo teu comentário e amizade. Que o Pai te abençoe muito e continue sempre a curar as tuas feridas. És uma mulher de fé.

Mana, realmente o Espírito de Deus não é magia... é realidade e se é uma pessoa, fala, escuta, faz coisas... Desejo muito tb que Deus faça brilhar o Seu rosto cada vez mais sobre ti... pq n há nada mais transformador do que isso. Desejo também que todos os desejos do teu coração (tu e Deus sabem quais são) sejam satisfeitos por ELe. Amén! Um beijinho grande de quem te ama muito! És mto especial!

Marlene, falas em dependência e é mesmo isso... penso que Deus está a chamar em alta voz, através do Seu Espírito, o Seu povo para se esvaziar de si e depender, depender, depender... Beijinhos.

Paula disse...

Olá Aurora, obrigada por tudo o que deixou. Estive a ler o texto atentamente e achei muito interessante. Vai até ao encontro de coisas que tenho pensado e lido. Tenho é algumas reticências em usar o termo "feridos que curam". Eu percebo e concordo com o autor, no sentido em que só quem há foi curado pode levar essa mesma cura a outros. O nosso testemunho, o auxílio que podemos dar, guiados pelo Espírito, trará com ele a nossa própria experiência com Deus. Isso é para mim indiscutível. Só não gosto muito do termo "feridos que curam" pq acho que os feridos deixam de ser feridos. São mesmo curados, totalmente. POdia chamar-se "Ex-feridos que curam" pq Deus pode mesmo curar a 100% as nossas feridas e por vezes utilizando essa expressão podemos passar a ideia de que as feridas continuam lá, apesar de amenizadas por ELe.

Um beijinho grande e volte sempre. As suas visitas são sempre mto agradáveis.

Dulce disse...

Paula, confesso que não entendo muito bem as feridas...
Por enquanto só posso aceitar e compreender o Amor do Pai. E não é pouco.
Beijinho

Paula disse...

Pois é dulce, e eu percebo q seja difícil entender as feridas... Elas não são lógicas, humanamente falando... resta-nos, pela fé, crermos no cuidado do Pai. Não duvidar do Seu amor, do Seu cuidado.

Davide Vidal disse...

Um dos meus versos favoritos: (Romanos 11:32) - "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia." Ele fez a ferida para que de alguma forma todos fossemos sarados

Anónimo disse...

eu nao sei se é o homem que diz que ele fere...mas uma coisa que eu sei é que tudo o que acontece na nossa vida,Ele consente para que nos aprendamos a viver e para que de dia para dia a sermos cada vez melhores e adora-lo cada vez mais!!!

Anónimo disse...

poxa vida, nem te conheço, mas já publiquei comentarios em vários dos teus posts...que palavras sábias... Paula, o espírito santo se move em tuas palavras...são extremamente belas e inspiradoras... estou passando por um problema também, e como essa nossa falta de fé sempre nos insiste em derrubar, acabei com dificuldade dela mesma...e diminuido as orações... Mas o espírito é poderoso e bondoso e há de hj mesmo nos resgatar novamente para os braços do Pai...e renovar todos os carismas...AMEM
Deus abençoe tua vida!

GABRIELLE ROSSANA disse...

Tem momentos que achamos que a vida cristã é só feito de tristezas,lutas e que apartir do momento que você aceita jesus é a hora de viver e perder tudo que conseguiu no mundo.
Tive momentos na minha vida que ser de DEUS era assim. SÓ QUE DESCOBRI que DEUS É SEMPRE DEUS EU PASSANDO POR DIFICULDADES OU NÃO,E DESCOBRI TAMBÉM QUE DEUS NUNCA DEICHA O JUSTO VIVER NO DESERTO PRA SEMPRE. BERCEBI QUE SEMPRE HAVERÁ BALSAMO EM GILEADE E O MÉDICO PARA CURAR TODA DOR QUE É JESUS CRISTO !!!

GABRIELLE ROSSANA disse...

Tem momentos que achamos que a vida cristã é só feito de tristezas,lutas e que apartir do momento que você aceita jesus é a hora de viver e perder tudo que conseguiu no mundo.
Tive momentos na minha vida que ser de DEUS era assim. SÓ QUE DESCOBRI que DEUS É SEMPRE DEUS EU PASSANDO POR DIFICULDADES OU NÃO,E DESCOBRI TAMBÉM QUE DEUS NUNCA DEIXA O JUSTO VIVER NO DESERTO PRA SEMPRE. PERCEBI QUE SEMPRE HAVERÁ BÁLSAMO EM GILEADE E O MÉDICO PARA CURAR TODA DOR QUE É JESUS CRISTO !!!